Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Zenith: brunch & cocktails agora em Lisboa

Em Julho do ano passado, estava eu numa das minhas idas habituais ao Porto, tive a sorte de conseguir mesa num espaço todo trendy e acabadinho de abrir na Praça Carlos Alberto. Sim, sorte, porque ainda hoje é frequente ver filas gigantes à porta. E gostei tanto da experiência que, quando percebi que ia abrir um Zenith Brunch & Cocktail em Lisboa, soube logo que era uma aposta ganha.

 

zenith-brunch-cocktail-lisboa-2.jpg

 

Mas o que tem o Zenith de tão especial? Podia começar por falar da qualidade da comida e da combinação perfeita de um all day brunch com cocktails, mas já lá vamos. Porque aquilo que eu acho que faz realmente a diferença aqui é a postura de quem nos atende. Pode até ser o reflexo da atitude portuense, vista por muita gente como muito mais aberta e convidativa do que a lisboeta, mas se assim for então conseguiram trazer a qualidade do atendimento para a capital.

 

zenith-brunch-cocktail-lisboa.jpg

zenith-brunch-cocktail-lisboa-1.jpg

 

Estava à espera de ficar mais tempo à porta, mas parece que tive novamente sorte. Isso ou soube escolher a hora - chegámos pelas 11h30 e a partir do 12h30 começou a formar-se uma pequena multidão à entrada. Disseram-nos que iam fazer os possíveis para nos arranjarem um lugar rapidamente e aconteceu. Mas o que eu gostei mais foi o facto de terem sido honestos connosco assim que nos sentámos: disseram-nos que estão abertos há cerca de duas semanas e que, por isso, seria possível que algumas coisas demorassem um pouco mais de tempo ou não estivessem tão agilizadas como no Porto. E também nos avisaram de antemão quais os pratos que não estavam disponíveis, para gerir expectativas.

 

O Zenith de Lisboa é maior (tem dois andares), mais espaçoso e com mais mesas para grupos grandes. De resto, a decoração e o ambiente são bastante semelhantes aos do Porto. É um lugar tão apelativo que se torna normal haver mais confusão, já que toda a gente se sente com vontade de experimentar - desde famílias, a grupos grandes de amigos, passando por casais. E aqui há espaço para todos.

 

Curiosamente acabámos por pedir quase tudo o que pedimos da vez que fomos ao Porto. Para o Guilherme vieram os Eggs Benedict servidos com abacate e salmão fumado e, para mim, a Tosta de Batata Doce com abacate, cogumelos selvagens e ovo escalfado. A qualidade estava toda lá, mesmo tendo este Zenith apenas duas semanas de vida.

 

zenith-brunch-cocktail-lisboa-eggs-benedict.jpg

zenith-brunch-cocktail-lisboa-tosta-batata-doce.jp

 

Como o Whole30 não me permite aventurar-me em panquecas, tivemos que adoçar o dia com as Smoothie Bowls: uma de Cacau para o Guilherme (iogurte grego com banana, cacau e avelã, com topping de frutos silvestres, morango e granola) e um Açaí Bowl para mim (Açaí batido com banana, com topping de banana, maracujá, kiwi, morango, amêndoa, coco laminado e chia). Era suposto a base da minha ter gelado de baunilha, mas eu agora estou incapacitada dessas coisas. As bowls vêm servidas numas tacinhas de madeira que condizem com o mood tropical do espaço.

 

zenith-brunch-cocktail-lisboa-bowl-cacau.jpg

zenith-brunch-cocktail-lisboa-acai-bowl.jpg

 

Por falar em tropical, resta dizer que acompanhámos tudo isto com o Sumo Detox do dia, feito com abacaxi, kiwi e hortelã. O melhor de tudo? Quando nos trouxeram as palhinhas e percebi que são feitas de bambu, para poderem ser reutilizadas, apeteceu-me levantar-me e dar um abraço a quem teve a ideia. Bem jogado, Zenith, bem jogado.

 

zenith-brunch-cocktail-lisboa-sumo-detox.jpg

 

Como podem calcular, fico a dever pelo menos uma visita para me vingar nas panquecas. No Porto provei as de Manteiga de Amendoim e adorei, mas desta vez vi passar as de Oreo e uma pessoa assim não aguenta. Até lá ir de novo, quero saber: já conheciam este espaço (o de Lisboa ou o do Porto)? Se não, ficaram com vontade de conhecer?

 

Zenith Brunch & Cocktail Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato