You and Me on Vacation, Emily Henry
Vou directa ao assunto, que estou muito louquita com este livro: adorei You and Me on Vacation, de Emily Henry — embora as expectativas estivessem bem lá no fundo depois da experiência com o primeiro livro mais “adulto” dela, Beach Read. Ainda bem que não desanimei, porque este livro teve tudo o que eu procuro quando leio um romance.
Explicando-vos a história: Poppy e Alex são amigos há doze anos e fazem uma grande viagem todos os Verões desde que se conhecem. Apesar de viverem longe um do outro durante o resto do ano, e de praticamente nunca se verem, estes dias juntos são a melhor parte do ano de cada um deles. Ora, logo no início percebemos que há dois Verões que eles não viajam juntos — e que aconteceu alguma coisa entre eles durante a viagem que fizeram à Croácia. O livro vai alternando entre o “presente”, momento em que Poppy decide convidar Alex para as primeiras férias juntos desde que se chatearam, e os diferentes Verões que passaram juntos ao longo dos anos.
He nods. "I know. You asked me who I was, and- it was like the answer came out of nowhere. Sometimes it feels like I didn't even exist before that. Like you invented me."
Posso garantir que eu só queria saber o que se tinha passado entre eles, embora suspeitasse o quê, porque o build-up da relação entre as personagens está mesmo muito bem feito. Todos os defeitos que eu encontrei em Beach Read — personagens mal construídas, falta de conflito, o enredo a avançar de forma incoerente com as personagens — foram completamente resolvidos neste livro.
I didn't know regular life could feel like this, like a vacation you don't have to go home from.
Espanta-me que You and Me on Vacation tenha uma classificação mais baixa no Goodreads, porque eu achei que esta história estava escrita com um nível de maturidade muito maior. As decisões e comportamentos das personagens fazem sentido e eu estive o tempo todo a torcer por eles! Identifiquei-me muito com a Poppy na obsessão por viajar, por querer estar sempre a conhecer um sítio novo. E, ao mesmo tempo, há muito do Alex na minha personalidade: a ligação à escrita, o facto de ser mais low profile e sempre ter sido o irmão mais velho e responsável.
Entretanto, claro que já vendi esta minha edição do UK para comprar a versão dos EUA — que se chama People We Meet On Vacation — só mesmo para ficar com a colecção dos meus Emily Henry todos iguais. E vocês, já leram este livro? O que acharam?