Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Workshops de Escrita Criativa // Datas de Junho

Dei o primeiro Workshop de Escrita Criativa em Outubro e, apesar de ainda não ter feito sequer um ano, parece que já foi há uma vida. Felizmente há sempre quem acredite em mim e nas minhas loucuras, por isso tenho conseguido esgotar workshops todos os meses. Neste momento já existem três níveis diferentes, mas como quero estar sempre a inovar e a trazer coisas novas, não vamos ficar-nos por aqui.

 

workshop-escrita-criativa.jpeg

 

As novidades estão planeadas para depois do Verão, sendo que só há mais três workshops até Setembro (um de cada nível). Hoje vou falar-vos um pouco de cada um dos níveis e, se tudo correr bem, ficarão com vontade de vir partilhar o amor pelas palavras e pela escrita comigo.

 

Nível I // Introdução à Escrita Criativa

3 de Junho (10h-18h) - ADIADO

Aqui vamos conhecer vários elementos da escrita criativa e, acima de tudo, escrever muito. Haverá vários exercícios sobre estrutura, desbloqueio criativo, personagens, emoções e sentidos. No fundo vamos percorrer quase todos os temas ligados à escrita criativa, sempre com exercícios práticos. Costumo dizer que o primeiro nível é um sprint - é mais do que normal que se sintam cansados no final do dia. Mas não se preocupem: haverá vários momentos para recuperar o fôlego, nomeadamente uma hora de almoço e um coffee-break deliciosos que estão incluídos no preço do workshop.

 

Se ainda não vos convenci, podem ler alguns posts que escrevi sobre este workshop:

Sim, dei um Workshop de Escrita Criativa

Levei o Workshop de Escrita Criativa ao Porto

 

 

Nível II // Personagens e Emoções

10 de Junho (10h-18h) - ADIADO

No segundo nível começamos a aprofundar um dos temas que exploramos superficialmente no primeiro workshop. E, ao contrário desse, este dia será mais uma maratona. Teremos tempo suficiente para criar personagens, desenvolvê-las e fazê-las passar pelas mais diversas emoções. É um dia para descobrir a escrita de personagens e, de certa forma, para nos descobrirmos um pouco a nós mesmos.

 

Para saberem melhor o que esperar deste dia, podem ler os posts que escrevi sobre este nível:

Workshop de Escrita Criativa: dar vida a personagens

Workshop de Escrita Criativa em imagens

 

 

Workshop de Sensações com o Brunch do Mundo

17 de Junho (12h-16h)

Acredito que a comida une as pessoas e que é também um óptimo combustível para a escrita e, por isso, sempre quis que houvesse momentos à volta da mesa nos meus workshops. A certa altura decidi ir mais longe e desafiar o Brunch do Mundo para fazermos um Workshop de Escrita Criativa de Sensações. O que é que isso quer dizer? Que alguns dos pratos do Brunch do Mundo são usados para despertar os cinco sentidos humanos, o que normalmente resulta em inspiração para textos maravilhosos.

 

Querem saber com mais detalhe o que acontece neste dia? Basta lerem este post:

Workshop de Escrita Criativa sobre sensações com o Brunch do Mundo

 

 

Se não tiverem disponibilidade para fazer os workshops por ordem, não se preocupem! Eles estão pensados para que possam fazê-los separadamente, o que significa que podem fazer o Nível II sem nunca terem feito o primeiro ou que podem passar directamente para o workshop com o Brunch do Mundo. Para já decorrem apenas em Lisboa, mas ando a estudar novas formas de os levar mais longe. Estarei deste lado para vos esclarecer todas as dúvidas ou para fazer a inscrição, basta que enviem um e-mail para ritadantasnova@gmail.com.

 

Conto convosco nalgum destes dias?