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Rita da Nova

Whole30: semana 2

Então não é que já vou a meio da jornada Whole30? Caso não estejas completamente a par do que estou a falar, podes ler um resumo da primeira semana deste desafio alimentar aqui.

 

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Se na primeira semana, como é tudo muito novo, estive mais focada em planear tudo com muita antecedência e a estar super atenta no momento das compras semanais, nesta segunda semana sinto que me preocupei menos e vivi mais todo o processo. E foi isso que fez com que houvesse um pequenino deslize no plano.

 

Não, não cedi a um desejo incontrolável de comer chocolates ou coisas que estão fora do regime. E não, também não fui enganada e só depois percebi que o que acabara de comer continha ingredientes proibidos. Aconteceu uma coisa muito boa na minha vida relacionada com trabalho, que infelizmente ainda não posso partilhar convosco. Quero mesmo muito contar-vos tudo, estou mesmo muito entusiasmada com tudo, mas ainda não posso. Estive dois dias intensos a trabalhar nesta novidade, por isso na manhã do primeiro dia percebi que teria de comer pão ao pequeno-almoço, caso contrário iria passar fome até ao almoço. Por isso, como podem calcular, foi o que fiz.

 

Se fiquei mega arrependida e com vontade de deitar tudo abaixo? Não. Teve mesmo que ser e sei que foi por uma excelente razão - e sei que consegui corrigir o erro logo a seguir e continuar a fazer tudo de acordo com o Whole30 nas refeições seguintes. Seja como for, prometi contar-vos tudo sobre este desafio e não queria omitir nada, nem os deslizes, porque acho que não estaria a ser verdadeira. Já vos disse isto, mas repito depois de ter aprendido com o erro: o grande segredo do Whole30 é mesmo planear as refeições.

 

Por falar em refeições, e como muita gente me perguntou sobre o que como ao almoço e ao jantar, decidi falar-vos mais sobre essas duas refeições hoje. Os almoços não diferem muito daquilo que já fazia, porque levo (quase) sempre marmita para o trabalho. Normalmente preparo saladas durante o fim-de-semana, logo foi só uma questão de trocar o queijo por atum. No caso de almoçar fora, o truque é simples: envolvam os vossos colegas e amigos no processo. Digam-lhes que estão em Whole30, peçam que sejam compreensivos convosco e que escolham sítios com pratos que possam comer. Esta semana, por exemplo, almocei no Butchers e pedi uma tranche de salmão grelhado com legumes, mas também poderia ter optado por qualquer uma das carnes que servem.

 

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É nos jantares que tenho sido mais criativa ultimamente. Desde frittatas a saladas grandes e compostas, tenho inventado sempre um pouco a cada refeição.

 

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E acho que era isto que vos queria falar sobre esta segunda semana de Whole30. Têm mais alguma questão que gostassem de ver respondida? Prometo fazer um novo status daqui a uma semana, de preferência sem deslizes!