Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 18.09.20

Uma Dúzia de Livros // Outubro: um livro que te cativou pela capa

Outubro, para mim o mês oficial do Outono. E sabem o que isso significa para quem gosta de ler, certo? O regresso lento às leituras debaixo da manta, com uma bebida quente a acompanhar. Os dias ficam mais curtos e eu, honestamente, nem me importo desde que esteja no sofá acompanhada por um bom livro e pelos meus gatos. Se, como eu, acham que os dias outonais são sinónimo de mais leituras (e leituras mais confortáveis), então vieram ao sítio certo!

 

livro-outubro.png

 

Com a chegada de Outubro, vem também mais um tema para o desafio Uma Dúzia de Livros. Desta vez vamos ler um livro que nos cativou pela capa. Sim, eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas quem nunca bateu o olho num livro só porque a capa era incrível? Eu acredito que os livros encontram formas de falar connosco, mesmo ainda antes de lhes pegarmos - e as capas são claramente um desses meios de comunicação.

 

Algo que notei desde que comecei a ler mais em inglês é que as capas portuguesas conseguem ser bem feiinhas e desinteressantes. Basta um “passeio” pelo BookDepository ou pela secção de livros em línguas estrangeiras da FNAC, por exemplo, para percebermos que as editoras internacionais levam anos de avanço no design das capas dos livros. E na promoção dos livros também, mas isso é uma conversa para outra altura.

 

Já a Tinta-da-China, por outro lado, é das editoras nacionais que mais aposta no design e que nos faz querer ler todos os livros que edita, só pelas capas. Por isso mesmo - e porque cada vez mais me apaixono pela Dulce Maria Cardoso -, em Outubro vou dedicar-me a ler Campo de Sangue, o único romance dela que tenho em falta.

 

Como este tema é bastante pessoal, não tenho forma de vos inspirar na escolha através de artigos, por isso quero saber: que livro compraram pela capa e valeu mesmo a pena? E quais foram uma desilusão? Contem-me tudo nos comentários e, já agora, digam-me o que vão ler em Outubro a propósito deste desafio!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.