Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 25.02.21

Uma Dúzia de Livros // Março: um livro que não acabaste

Olá, gente que gosta de ler! Tinham saudades de falarmos mais sobre o Uma Dúzia de Livros aqui pelo blog? É que, com a chegada de um novo mês, é altura de nos prepararmos para um novo tema e escolher um livro que encaixe dentro dele (com muita flexibilidade, como vocês bem sabem). 

 

DUZIA-LIVROS-MARCO.png

 

Deste lado, embora Fevereiro tenha sido um mês curto para muita coisa, foi bem prolífero do ponto-de-vista da leitura – não falo apenas da quantidade de livros, mas sobretudo do facto de me ter agarrado mesmo ao tema mensal (um livro fora da tua zona de conforto) e ter aproveitado para ler várias coisas que eu não consideraria a minha praia à primeira vista. Espero que do vosso lado também e que possam partir para o próximo tema com o sentimento de dever cumprido. 

 

É que em Março é tempo de fazermos as pazes com aqueles livros que não nos convenceram na primeira tentativa (e, se calhar, nem na segunda ou terceira). O tema é um livro que começámos mas não acabámos e, acreditem, eu tenho alguns. Se há uns anos me forçava a ler qualquer livro até ao fim, arriscando a que a experiência fosse mais dolorosa do que outra coisa, com o passar do tempo acabei por perceber que há tantos livros para ler, para quê ficar agarrada àqueles que não nos estão a dizer nada naquele momento? 

 

Isto para vos dizer também que eu acredito que há livros que não nos aparecem no momento certo, mas que podem ser bons para nós se lhes dermos um tempinho. Por isso, em Março não quero desatar a agarrar em todos os livros que não acabei, mas escolher pelo menos dois que sei que eventualmente vou gostar, só não os comecei a ler na melhor altura. São eles Farenheit 451, de Ray Bradbury, e One Flew Over the Cuckoo's Nest, de Ken Kesey. Se conseguir ficar em bons termos com estes dois, já me dou por satisfeita. 

 

Ao contrário da maioria dos temas, não há propriamente uma lista de sugestões que vos possa dar, mas encontrei dois textos sobre esta coisa de não acabarmos de ler alguns livros que começamos – e isso não ser necessariamente mau:

> Why You Should Quit As Many Books As You Finish, por Rosie Leizrowice;

> The joy of not finishing books: if you don't like it, don't read it, por James Colley. 

 

Posto isto: como vos correram as leituras de Fevereiro e quais vão ser as vossas tentativas para este mês? 

 

-------

Ainda não sabes o que é o Uma Dúzia de Livros?

É uma mistura entre clube e desafio de leitura onde, a cada mês, lemos um livro dentro de um tema. Cada pessoa tem liberdade para escolher o livro que melhor se encaixa em cada mês e temos um grupo no Goodreads onde vamos trocando impressões sobre as nossas leituras. Vêm sempre a tempo de se juntar! 

18 comentários

Comentar post