Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 22.04.21

Uma Dúzia de Livros // Maio: um livro proibido

Não é impressionante que, ainda hoje, haja livros a serem banidos ou censurados? Quando pensamos neste acto, associamo-lo imediatamente a livros que foram editados durante regimes mais opressores, mas até histórias inspiradas no movimento Black Lives Matter têm tentado ser silenciadas. Nesse sentido, talvez o tema de Maio d’Uma Dúzia de Livros – que está mesmo aí a chegar – seja o mais importante que tivemos até agora. 

 

DUZIA-LIVROS-MAIO.png

 

A proposta é ler um livro que foi proibido (censurado, banido, como quiserem dizer). Quando estava a pesquisar várias listas para me inspirar e partilhar convosco, dei por mim com a sensação de privilégio por já ter lido vários deles, sem que isso fosse um problema ou tivesse que o fazer às escondidas. Não sei quanto a vocês, mas a mim só me dá vontade de ler ainda mais, de aproveitar os livros que tenho à minha volta porque nunca se sabe o que pode acontecer. 

 

Encontrei demasiadas listas com livros que alguma vez foram banidos ou que foram alvo de tentativas de censura algures no mundo. Títulos como Harry Potter e 50 Shades of Grey incluídos, para verem o quão recente pode ser. Guardei estas para partilhar convosco: 

 

> Banned Book Lists do Goodreads, que no fundo é um conjunto de várias listas, dentro de diversos géneros ou temas;

> 12 Books That Have Been Famously Banned, do site Culture Trip;

> 50 banned books from recent history (including Harry Potter), uma lista bastante exaustiva do site Stylist. 

 

Como sempre, aqui a vossa amiga está muito indecisa sobre o que ler, mas acho que vou finalmente tentar acabar o One Flew Over the Cuckoo’s Nest, que não só tenho pendente cá por casa, como foi banido de uma escola secundária nos Estados Unidos e uma professora foi despedida porque o usou como material de estudo. A acusação dizia que o livro continha violência, crime, conteúdo sexual, morte, drogas, entre outros. É assim, não vou mentir, parece-me bem!

 

Já têm alguma ideia do que vão ler ou ainda vão dar uma vista de olhos pelas listas? Contem-me tudo aqui em baixo 👇

 

-------

Ainda não sabes o que é o Uma Dúzia de Livros?

É uma mistura entre clube e desafio de leitura onde, a cada mês, lemos um livro dentro de um tema. Cada pessoa tem liberdade para escolher o livro que melhor se encaixa em cada mês e temos um grupo no Goodreads onde vamos trocando impressões sobre as nossas leituras. Vêm sempre a tempo de se juntar!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.