Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 26.06.20

Uma Dúzia de Livros // Julho: um livro que já tenhas lido

Julho está quase aí e nós estamos quase a passar o meio d’Uma Dúzia de Livros de 2020 - que tem sido um ano tão atípico, mesmo em leituras. E parece-me sempre que a vida tem umas formas retorcidas e irónicas de se manifestar: o tema deste mês é um livro que já tenhas lido e, apesar de o meu instinto inicial ser usar esta desculpa para reler finalmente O Diário de Anne Frank, a morte de Carlos Ruiz Zafón trouxe-me a urgência de reler a obra dele.

 

Perdemo-lo demasiado cedo, é o que vos digo. Mas uma coisa é certa: Carlos Ruiz Zafón vai viver sempre nos livros que escreveu - sobretudo nos livros que escreveu sobre livros. A melhor forma de o imortalizar é continuar a ler o que escreveu e a falar sobre essas obras, partilhá-las com amigos. Nesse sentido, o meu plano para Julho é ambicioso, mas espero que uns dias à beira da piscina me ajudem a concretizá-lo: vou reler a saga “Cemitério dos Livros Esquecidos”, desta vez por ordem cronológica de acontecimentos e não de lançamento.

 

Para quem tem curiosidade, é esta a ordem: O Jogo do Anjo, A Sombra do Vento, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos. Há anos que dizia que um dia iria entrar novamente nesta colecção tão mágica e parece que é mesmo agora. Se ainda sobrar tempo (duvido), dedicar-me-ei então a O Diário de Anne Frank. Quem entra comigo nesta homenagem a este escritor incrível? Se não, o que planeiam ler para o tema de Julho?

 

E antes de irem embora, fica aqui a data para o nosso próximo encontro (virtual, ainda): 3 de Julho, às 19h. Eu sei que é uma sexta-feira, mas já que é feito a partir do Zoom… por que não? Vamos discutir os livros de Abril, Maio e Junho. Como o nosso grupo de WhatsApp foi “atacado”, enviem-me um e-mail a confirmar a vossa presença neste encontro e eu envio-vos um convite! Conto convosco?

10 comentários

Comentar post