Um Muro e Uma Cerca, Elisabete Martins de Oliveira
Um Muro e Uma Cerca, de Elisabete Martins de Oliveira, foi a minha escolha para este mês no Clube do Livra-te, depois de várias pessoas me dizerem que era mesmo o meu tipo de livro. Como a minha fama de apaixonada por dramas já me precede, decidi trazer este livro para o clube para que pudéssemos sofrer colectivamente — porém, parece que não foi uma leitura tão consensual como esperado.
Tive alguma dificuldade em escrever esta review porque a Elisabete é uma das pessoas mais queridas do panorama literário português e não quero, de todo, ser injusta com ela. Talvez eu tenha partido para a leitura com as expectativas demasiado elevadas, talvez já tenha lido várias histórias semelhantes ou talvez essas histórias que eu já li me tenham tocado mais — não sei bem o que foi, mas sei que não gostei tanto quanto estava à espera de gostar.
Um Muro e Uma Cerca conta a história de amizade improvável entre Santiago, uma criança negligenciada pelos pais, e Elias, um senhor viúvo de 72 anos, também ele isolado da família. Quando o rapaz e os pais se mudam para a casa do lado de Elias, os dois começam a conversar através do muro e da cerca que os separa e é daí que nasce a ligação entre os dois. Eu não consegui sentir que a amizade era assim tão improvável porque vários acontecimentos nesta narrativa me pareceram um pouco inverosímeis e forçados, para que a história conseguisse avançar de uma certa forma.
Não posso dar detalhes, pois corro o risco de vos estragar a leitura, mas gostava que alguns pontos tivessem sido mais desenvolvidos e que as personagens dos pais de Santiago não fossem tão binárias — acho que a história ganhava se tivesse um pouco mais de nuance, de tons de cinzento. Mas isso, claro, é gosto pessoal; até porque o livro foi muito bem recebido na leitura conjunta e, no Discord, houve várias opiniões bastante positivas acerca dele.
Este é um daqueles casos em que eu admito que não funcionou para mim, mas tenho a certeza de que pode ser uma boa leitura para vocês. Se se interessam por temas actuais como o bullying e a solidão, inseridos numa história enternecedora e de escrita fluida, são capazes de gostar deste livro.
----------
O que é o Clube do Livra-te?
É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!