Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 04.10.21

Três e-books para Outubro 

Não vou mentir, estou super entusiasmada com os e-books que vos trago para Outubro – em parceria com a Kobo e a Fnac Portugal. Este mês tentei inclusivamente escolher alguns que estão agora a ser editados em Portugal e que eu já tinha debaixo de olho. 

 

ebooks-outubro.png

 

São todos bastante diferentes, mas acho que, cada um à sua maneira, darão excelentes leituras de início de Outono (sabem aquela sensação de já ter que pôr uma mantinha nas pernas enquanto estamos a ler ou de precisar da companhia de uma bebida quente?). Como eu sei que querem é conhecer os e-books de Outubro e não estar para aqui a ler sobre o meu amor a esta estação do ano, vou avançar com isto – e começar com um que já li e já falei por aqui: 

 

 

O avesso da pele, Jeferson Tenório 

 

avesso-da-pele-jeferson-tenório.jpg

 

Sinopse:

Agora que o pai morreu, inesperada e precocemente, Pedro tem pouco mais a que se agarrar senão aos ensinamentos e às memórias deixadas pelo pai, professor de Literatura na rede de ensino público e homem negro, num país que julga os homens e as mulheres pela cor da pele .

Esvaziado pela ausência, Pedro retraça os passos de Henrique nas ruas, procura vestígios seus nos pertences deixados no apartamento .

Reduzido por vontade da mãe a uma relação intermitente com o pai, resta a Pedro a possibilidade de reconstruir ou imaginar o passado de Henrique enquanto homem, enquanto pai para, pelo caminho, procurar o entendimento de si próprio .

Nesta rota íntima de Pedro, Jeferson Tenório faz uma delicada investigação das relações entre pais e filhos, ao mesmo tempo que esboça um retrato poderoso de um país sulcado pela segregação e pela pobreza, em que muitos não podem mostrar por vezes, nem sentir o seu avesso, esse espaço onde "entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único”.

 

Se ficaram com curiosidade em saber mais sobre este livro, podem sempre ver o que escrevi sobre ele aqui no blog. Já era para o ter escolhido para outros meses e, depois de o ler, não deu para perder mais tempo. 

 

 

Açúcar Queimado, Avni Doshi

 

açucar-queimado-avni-doshi.jpg

 

Sinopse: 

Na sua juventude, Tara era uma rebelde. Abandonou o seu casamento infeliz e foi viver para um ashram, uma comunidade espiritual hindu, mendigou nas ruas (porque a família abastada lhe fechou a porta de casa) e passou anos a correr atrás de um artista sem eira nem beira, com a filha a reboque. Hoje, é uma mulher com falhas de memória, que paga o salário da empregada a dobrar e se esquece do gás ligado durante a noite. A sua filha, agora adulta, vê-se obrigada a cuidar de uma mãe que nunca quis saber dela em criança. Esta é uma história de amor e uma história de traição. Mas não entre amantes; entre mãe e filha. Acutilante e cáustica, Avni Doshi faz-nos questionar não só até que ponto conhecemos as pessoas que nos são mais chegadas, mas também em que medida conhecemos os nossos próprios limites.

 

Como podem ver pela fotografia, eu já tinha a versão original cá em casa e acho que é essa que vou ler – reparem que eu tenho a sensação de que vai ser bom, daí ter trazido também para Outubro ainda sem ter lido. 

 

 

Caderno Afegão, Alexandra Lucas Coelho 

 

caderno-afegao-alexandra-lucas-coelho.jpg

 

Sinopse:

" - As nossas mulheres entre os 30 e os 40 anos começam a cair como folhas - diz Rangina. - Enquanto na vossa cultura elas florescem. - Em Kandahar, se uma rapariga aos 20 anos não está casada, só os viúvos a querem - acrescenta uma mulher de roxo, já velha. [...] - De um lado os internacionais a matarem-nos, do outro, os taliban - começa Shelah. - Estamos fartas. De que precisam mais? - Segurança. [...] E a palavra repete-se. Em pashto é amniat. - Segurança, porque se eu quiser mandar as crianças para a escola não posso, e o meu marido diz-me que se eu for morta no caminho não vai buscar o corpo - diz Shelah. Destas 13 mulheres [que bordam] só duas sabem ler."

 

E que tal, gostaram das escolhas de e-books para Outubro? Como já vem sendo apanágio, todos estarão para oferta num giveaway que estará a decorrer muito brevemente no meu Instagram – por isso, se os quiserem ler, nada como tentarem a vossa sorte. Que outros livros gostariam que oferecesse? 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.