Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 21.03.23

The Wolf Den, Elodie Harper

Estou sempre a contar esta história, mas como a acho adorável, cá vai mais uma vez. No nosso fim-de-semana literário em Edimburgo, eu e a Joana visitámos a livraria Typewronger. O livreiro viu-me de volta de The Wolf Den, de Elodie Harper, porque andava a pensar trazê-lo para o mês de Março do Clube do Livra-te, aproveitando o facto de a tradução ser lançada cá em Portugal. Ele falou-nos super bem do livro e do facto de ser bastante fiel à história de Pompeia, que fiquei convencida e trouxe um exemplar de lá.

 

the-wolf-den-elodie-harper.JPG

 

E posso dizer que foi, até agora, o melhor livro que li este ano. The Wolf Den passa-se em Pompeia, no ano 74 d.C., e centra a sua narrativa na perspectiva das mulheres escravas que trabalham num bordel — muitas vezes chamado “o Covil” —, mais especificamente em Amara. Filha de um pai médico, esta mulher grega acabou por ser vendida à escravatura depois da ruína financeira da família e acabou nas mãos de Felix, o dono do bordel.

 

Além de Amara, há outras escravas sexuais pertencentes ao Covil, como Vitoria, Dido e Cressa, que acompanhamos à medida que Amara começa a tentar trilhar um caminho rumo à liberdade. Cada uma destas mulheres tem uma história e isso vai sendo também desvendado através da forma como se relacionam. A forma como a autora explorou as relações destas mulheres foi, provavelmente, a parte de que gostei mais nesta leitura. As personagens não são apenas boas ou más, tomam decisões porque precisam de sobreviver, e isso reflecte-se na dinâmica que existe entre elas, entre elas e as mulheres de outros bordéis, entre elas e os homens.

 

Sei que pode parecer um enredo simples — uma escrava em busca da liberdade —, mas este livro tem várias reviravoltas e eu tenho a certeza de que não há como ficar indiferente a este conjunto de personagens tão bem construídas. Ao início achei o ritmo do livro um pouco lento, mas depois recordei-me que este é apenas o primeiro volume de uma trilogia e, visto assim, faz sentido. Há mais dois livros que contam a história de Amara: eu já encomendei o segundo (The House With the Golden Door) e aguardo pacientemente que o terceiro saia em Novembro deste ano.

 

Não vos quero dar mais detalhes para não estragar a experiência de leitura, já que posso correr o risco de contar coisas que devem ir descobrindo à medida que lêem, mas digo-vos só que soltei umas belas de umas lágrimas no final. E agora, contem-me: já leiam ou planeiam ler?

 

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

6 comentários

Comentar post