Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 21.01.22

The Switch, Beth O'Leary

Era quase impossível começar 2022 sem um desafio de leitura que, não só me incentivasse a ler coisas diferentes, mas que também vos arrastasse para as leituras comigo. Connosco, neste caso, uma vez que o Uma Dúzia de Livros deu lugar ao Clube do Livra-te — o clube de leitura do podcast que lancei em Outubro do ano passado com a Joana.

 

the-switch-beth-oleary.jpg

 

Para Janeiro, a Joana escolheu o The Switch (ou A Troca) de Beth O’Leary, um livro mesmo amoroso para aguentar este primeiro mês do ano, que é sempre tão longo e frio. Uma nota importante: todos os meses, nós vamos escolher livros que também ainda não lemos, para podermos ter a experiência de os ler ao mesmo tempo que vocês. Isto tem algum risco, claro, porque podemos escolher leituras que não sejam assim tão boas, mas parece-me que a Joana acertou em cheio logo à primeira.

 

The Switch conta a história de Eileen e Leena, avó e neta, que, por circunstâncias da vida, decidem trocar de vida durante dois meses. Leena vai para a casa de campo da avó, numa vila em Yorkshire; Eileen muda-se para o apartamento da neta no centro de Londres. Não vou mentir, desejei durante toda a leitura ter a oportunidade de trocar assim de vida com a minha avó, que eu ando louca para ir morar para o campo.

 

Apesar de ser leitura bastante leve, tem ali alguns momentos de conflito e tensão que tornam a história mais interessante: ambas estão a fazer o luto de Carla, a irmã de Leena que morreu de cancro; Leena está a enfrentar um burnout no trabalho e o namorado dela pode não ser assim tão perfeito; Eileen procura o amor depois de ter sido deixada pelo marido. Acho que não teria gostado tanto se tivesse sido tudo fácil para as personagens, pelo que valorizei estes momentos de “vida real” aqui pelo meio.

 

When people talk about loss, they always say you'll never be the same, that it will change you, leave a hole in your life. (...) But when you lose somebody you love, you don't lose everything they gave you. They leave something with you.

 

Empatizei muito com as personagens, nomeadamente com todos os velhotes que moram na vila de Eileen, e sobretudo com o Arnold, o vizinho do lado que parece mais rabugento do que realmente é. No fundo, se procuram uma história leve, que vos restaure a fé na humanidade, The Switch (A Troca) pode ser o livro certo para vocês.

 

Brevemente vou trazer-vos também a minha opinião sobre Winter (Inverno), de Ali Smith, que é a minha escolha para Janeiro. Estou a lê-lo no momento em que vos escrevo esta review, e ainda bastante no início, por isso ainda não posso avançar grandes ideias.

 

E agora contem lá: estão a acompanhar o Clube do Livra-te? Se sim, vão ler ambos ou apenas um? Contem-me tudo nos comentários!

 

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou, no futuro, noutra plataforma mais friendly (ainda estamos a ver opções). Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.