Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 15.01.21

The Friend, Sigrid Nunez

Sigrid Nunez já me tinha passado pelo Instagram, TikTok e Goodreads, mas nunca tinha prestado muita atenção. No outro dia enquanto andava a ver os descontos no Kobo e em busca de algo leve para ler, dei com The Friend, da autora, com uma premissa muito engraçada – depois do suicídio do seu melhor amigo, a protagonista vê-se meio forçada a ficar com o cão dele. 

 

the-friend-sigrid-nunez.jpg

 

Se ao início o cão, um Grand Danois, é apenas uma fonte de problemas (pelo tamanho e por não serem permitidos cães no prédio em que vive), com a convivência este cão passa a ser a sua única forma de ligação ao amigo e mentor que perdeu. Ia à espera de um livro que explorasse apenas a relação desta mulher com o cão, mas esse é apenas o ponto de partida desta narrativa. The Friend é, acima de tudo, uma lição rápida sobre escrita, sobre perda e sobre luto. 

 

What are we, Apollo and I, if not two solitudes that protect and border and greet each other? It is good to have things settled. Miracle or no miracle, whatever happens, nothing is going to separate us. 

 

É um livro muito pequenino que se lê bastante bem, mas que está bastante bem escrito. Sigrid Nunez tem uma capacidade que admiro muito: é concisa na escrita, mas não lhe retira nenhum do significado que quer passar. Não esperem grandes descrições ou páginas e páginas bem escritas, mas sem conteúdo concreto. A autora consegue ser directa e emocional ao mesmo tempo, com um toque de humor ácido que eu valorizo muito. 

 

Portanto, sim: recomendo muito este livro, não que a história seja incrível, mas por estar extremamente bem escrito. Deixa-nos agarrados pela qualidade de escrita e não tanto pelo enredo – será que isto faz sentido? Quem já conhecia a autora e este The Friend?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.