Evidence of the Affair, Taylor Jenkins Reid
Não é novidade para ninguém que planeio ler todos os livros de Taylor Jenkins Reid, e a review que vos trago hoje tem precisamente que ver com isso: vi há uns tempos um TikTok em que a criadora de conteúdos classificava todas as obras publicadas pela autora e mencionava uma que eu nunca tinha ouvido falar antes — The Evidence of the Affair. Percebi depois que se trata de um conto, que decidi ler numa altura em que precisava de um fôlego entre livros maiores e… adorei.
Esta história é toda escrita em forma de cartas entre uma mulher e um homem, Carrie e David, que não se conhecem. É Carrie quem começa esta correspondência depois de descobrir que o marido estava a ter um caso com a mulher de David. Cada um deles vai contribuindo com o seu ponto de vista — com o que sabem e com o que observam — para desenhar os contornos desta traição, e dão por si a partilhar coisas que não partilhariam com mais ninguém.
You asked how I hide it all. I don’t know. I guess I find it pretty easy to look like nothing is happening when everything has changed.
A escrita da Taylor Jenkins Reid é sempre envolvente e gostei muito de a ler neste registo epistolar, e senti que, apesar de serem apenas cartas, a autora conseguiu tornar a história muito visual. Aliás, The Evidence of the Affair lembrou-me muito uma série que adorei, chamada Love & Death, embora o conto seja apenas sobre amor e não tenha nada de true crime como a série. No fundo, é uma pequena história sobre o que leva alguém a trair e o que leva alguém a ficar, mesmo sabendo do que se está a passar.
Recomendo muito esta leitura porque é rápida, mas muitíssimo envolvente. Sinto que, em tão poucas páginas, Taylor Jenkins Reid conseguiu criar duas personagens muito reais — e que vão ficar comigo durante bastante tempo. E vocês, já leram este conto?