Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 14.08.24

The End of the Moment We Had, Toshiki Okada

Terminei finalmente a pequena pilha de livros que trouxe comigo quando fui ao Japão, no ano passado. Apesar de não ter comprado muitos, e de ter optado maioritariamente por coisas mais curtas, fui intercalando com outras leituras para não levar um “banho” de literatura japonesa e para não confundir os livros uns com os outros.

 

the-end-of-the-moment-we-had-toshiki-okada

 

The End of the Moment We Had, de Toshiki Okada, reúne dois contos: um que dá o título ao livro e outro chamado My Place in Plural, ambos aparentemente sobre a necessidade humana de conexão. A primeira história conta-nos acerca de um encontro entre um homem e uma mulher num love hotel, onde passam cinco dias, e onde pouco mais acontece do que irmos tendo acesso aos pensamentos e ao fluxo de consciência destas duas personagens. Na segunda, entramos na cabeça de uma mulher que, nunca saindo da cama, nos leva numa viagem pelos seus pensamentos.

 

Se acompanham as minhas opiniões sobre livros sabem que não me importo quando as histórias não têm um enredo muito sólido na base — desde que haja personagens bem desenvolvidas e uma escrita bonita e apelativa, por mim está tudo bem. E, de certa forma, a escrita é o ponto forte destes dois contos. Ainda assim, achei ambas as histórias muito fracas: mesmo sendo apenas o retrato de vivências comuns, não consegui perceber o propósito de nenhuma delas, não percebi onde é que são “histórias sobre a necessidade humana de conexão” e, ironia das ironias, não senti qualquer ligação ao que li. Sabemos que a literatura japonesa consegue ser assim um pouco mais fora — já li vários autores e, em geral, costumo apreciar bastante —, mas aqui acabei a leitura com a sensação de me ter passado tudo ao lado.

 

E desse lado, já alguém leu alguma coisa de Toshiki Okada?

1 comentário

Comentar post