Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 17.01.23

Terminei o meu primeiro diário a 5 anos

No final de 2017, numa das minhas (demasiadas) idas à Tiger, encontrei um Five-Year Diary, cujo propósito é o de escrever um pequeno parágrafo por dia durante cinco anos. Decidi comprar, comecei a usá-lo no início de 2018 e terminei-o no final do ano passado. E, sim, gostei tanto da experiência de registar um pouco dos meus dias, que no dia 1 de Janeiro de 2023 estava a inaugurar o meu novo diário a cinco anos.

 

diario-cinco-anos.JPG

 

Mas porque é que achei que deveria escrever-vos aqui sobre isso? Porque, mais do que o acto de escrever um pequeno resumo do meu dia, todos os dias, o que eu ia gostando mais era de verificar o que tinha acontecido naquele mesmo dia, mas em anos passados. E, enquanto o fazia, fui-me apercebendo de alguns padrões — tanto na minha disposição, como nos planos que ia fazendo. Por exemplo: dei por mim a combinar jantares com um certo grupo de amigos mais ou menos na mesma semana ou a sentir-me desanimada com o trabalho nas mesmas alturas do ano.

 

Além disso, também é uma forma de analisar as coisas e pessoas que realmente interessam e que foram merecendo destaque nestes meus resumos diários. Ou de relembrar que às vezes as coisas parecem importantes ou graves, mas não são assim tão determinantes quando olhamos com alguma distância.

 

diario-cinco-anos-1.JPG

 

Gosto muito da ideia de poder abrir o diário, agora completo, e saber exactamente o que fiz ou como me estava a sentir num certo dia. Nunca fui muito de escrever diários quando era pequena, mas este formato conquistou-me e mal posso esperar para estar aqui daqui a cinco anos, a falar-vos de mais algumas coisas acerca deste meu pequeno hábito.

 

Mais que não seja, terei sempre um álibi caso seja acusada de um crime que não cometi. 😌 E vocês, também registam os vossos dias? Se sim, em que formato?

16 comentários

Comentar post