Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Street Food // Mercantina Pizza & Gelato

Pizza & Gelato. Assim de repente, lembro-me de poucas combinações tão perfeitas quanto esta. Talvez só chocolate e avelã ou tomate e queijo, mas se virmos bem até estas podem ser encontradas em gelados e pizzas. O meu estômago ficou feliz quando soube que a Mercantina de Alvalade tinha inaugurado um quiosque especializada nestas duas maravilhas gastronómicas, mas a abertura coincidiu com o meu casamento e a lua-de-mel, por isso não consegui ir logo lá.

 

mercantina-pizza-gelato-1.jpg

 

A comida da Mercantina não é novidade por aqui: já vos falei dos menus de almoço e, no Verão passado, levei-vos numa viagem pelas novidades da carta. Isto para dizer que eu já confiava que estas Pizzas alla Palla (cortadas em rectângulos para comer on the go) fossem de qualidade. E assim que soube que os gelados são da Davvero, percebi que esta parceria tinha tudo para correr bem.

 

mercantina-pizza-gelato-quiosque.jpg

mercantina-pizza-gelato.jpg

 

Mas, nesta coisa da comida, o melhor mesmo é tirar a prova dos nove. Desafiei o Guilherme para almoçar comigo a meio da semana e lá fomos. Confesso que foi a promessa de uma pizza e gelado à hora de almoço que me fez acordar cedo e aguentar o treino matinal no ginásio. E foi bem preciso, porque experimentámos quase todas as pizzas que este quiosque tem. Nenhuma delas coincide com as que podemos encontrar ali ao lado, no restaurante, e a própria massa da pizza é diferente - mais alta e mais fofa. 

 

mercantina-pizza-gelato-2.jpg

 

Há 9 pizzas e nós provámos sete, numa espécie de crescendo de intensidade e particularidade dos ingredientes. Começámos com as mais básicas: a Rossa (molho de tomate e pesto de coentros), a Margherita (molho de tomate, mozzarella e manjericão) e a Prosciutto Cotto e Funghi (molho de tomate, fiambre, mozzarella e cogumelos). Estas três pizzas podem ser pedidas no menu que fica por apenas 5,50€ (inclui duas fatias e uma bebida). É uma solução óptima para um almoço rápido ou um jantar leve.

 

mercantina-pizza-gelato-rossa.jpg

mercantina-pizza-gelato-margherita.jpg

mercantina-pizza-gelato-prosciutto-cotto-funghi.jp

 

As pizzas mais intensas e compostas vieram a seguir. Experimentámos a Diavola (molho de tomate, ventricina e mozzarella), a Tonno (molho de tomate, atum, cebola e mozzarella), a Mela, Morcela e Burrata (maçã caramelizada, morcela, burrata) e a Arancia, Provola e Bacon (laranja, provola affumicata e bacon). É mesmo verdade que são todas muito boas, mas estas duas últimas surpreenderam-me imenso e foram as minhas favoritas do almoço. E é engraçado porque, olhando para o menu, seriam as únicas que possivelmente não pediria.

 

mercantina-pizza-gelato-diavola.jpg

mercantina-pizza-gelato-tonno.jpg

mercantina-pizza-gelato-mela-burrata-morcela.jpg

mercantina-pizza-gelato-provola-arancia-bacon.jpg

 

Às diferentes pizzas juntam-se 12 sabores de gelados Davvero: Chocolate, Morango, Nata, Limão, Caramelo Salgado, Meloa, Café, Manjericão, Baunilha, Manga, Pistachio e Cheesecake de Lima. Como podem calcular, já estávamos ambos bastante satisfeitos, mas nunca se diz que não a gelado. O Guilherme pediu uma combinação improvável, mas que tem tudo a ver com ele - Meloa e Café. E eu pedi dois sabores que também são muito a minha cara, Caramelo Salgado e Pistachio (e sim, disse “pistáquio”, à italiana, porque tenho a mania que sou esperta). 

 

mercantina-pizza-gelato-meloa-cafe.jpg

mercantina-pizza-gelato-pistachio-caramelo-salgado

 

O quiosque está aberto todos os dias, do 12h às 23h. Nos dias úteis param de vender pizza às 19h30 e, ao fim-de-semana, termina às 15h30. Agora temos é um problema: fica relativamente perto de minha casa, por isso já me estou a imaginar a atravessar toda a Avenida de Roma a pé só para voltar a fazer esta combinação maravilhosa de pizza e gelado. Bom, podia ser pior, não é?

 

Já conheciam a Mercantina ou este novo quiosque? Ficaram com vontade de ir lá agarrar uma fatia de pizza a meio do dia? Contem-me tudo nos comentários!

4 comentários

Comentar post