Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 07.03.23

Songs in Ursa Major, Emma Brodie

Não tenho muitas vezes vontade de abandonar um livro a meio, uma vez que escolho as minhas leituras com algum critério, mas Songs in Ursa Major, de Emma Brodie, foi um desses raros casos. Porém, uma vez que fez parte das escolhas de Fevereiro do Clube do Livra-te, contrariei a vontade — nesses livros vou até ao fim, mesmo que, como já aconteceu, se revelem as piores leituras do ano.

 

songs-in-ursa-major-emma-brodie.JPG

 

Começo por dizer que a leitura não foi propriamente má, só não aqueceu nem arrefeceu. Songs in Ursa Major é publicitado como um livro perfeito para fãs de Daisy Jones & The Six e, com a aproximação à estreia da série, fazia todo o sentido recordar este mood do panorama musical nos Estados Unidos dos anos 1970. Pelo que fomos falando no Discord do Livra-te, percebi também que é uma história inspirada numa fase muito concreta da relação de Joni Mitchell e James Taylor.

 

A sinopse prometia, então, um pouco mais de romance — o que, não sendo a minha praia, também não faz propriamente mossa. Centrada na relação de Jane Quinn e Jesse Reid, que escrevem e cantam as suas próprias músicas, o livro explora a ideia das ligações fortes que criamos, mas que nem sempre faz sentido que perdurem. E até aqui tudo bem enquanto premissa, mas a execução de toda a narrativa tinha potencial para ser muito mais bem explorada. Há falhas graves na forma como a autora nos apresenta os acontecimentos, coisas que deviam ter sido construídas para não caírem de pára-quedas.

 

A escrita também não funcionou para mim por ser demasiado básica. Por exemplo, as personagens só “dizem”, nunca perguntam, exclamam ou sussurram; os constantes she said e he said tornam a leitura pouco fluída. Aliás, só consegui avançar bem e terminar o livro quando optei por experimentar a versão em audiolivro — se quiserem experimentar ler este livro, pode ser uma boa opção.

 

Termino com uma nota positiva, para isto não ser só criticar. Gostei bastante do fim, que fugiu aos clichés que eu antevia dada a forma como o enredo foi construído. É claro que o fim é bom à conta de uma série de pontos-chave serem meio “colados com cuspo”, mas conseguiu surpreender-me pela positiva.

 

Desse lado, se já leram, qual é a vossa opinião sobre este livro? E quem não leu, vai querer dar uma oportunidade?

 

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.