Snowflake, Louise Nealon
A Joana já me tinha falado várias vezes de Snowflake, de Louise Nealon, como um livro de que eu provavelmente iria gostar. Comprei-o no Kobo por menos de 2€ assim que apanhei uma boa promoção e, meses mais tarde, acabei por trazê-lo da INDIE not a bookshop em Cascais. Passaram-se ainda uns meses até que o colocasse finalmente na minha lista mensal de livros a ler — um esquema que estou a adoptar para dar mais facilmente vazão aos livros que estão há demasiado tempo por ler.
E hoje cá estou, a dar-vos a minha opinião sobre este livro, que é várias vezes comparado com o estilo de Sally Rooney, uma das minhas autoras favoritas. Estamos perante uma história coming of age: Debbie tem dezoito anos, mora numa quinta na Irlanda rural e acabou de entrar na universidade em Dublin. Acompanhamo-la nesta nova fase da sua vida, em que a vida em casa e a vida na cidade parecem opostos.
Além desta linha narrativa central, existe outra que me fez gostar mais da experiência de leitura: Maeve, a mãe de Debbie, acredita que tem sonhos que são autênticas profecias — e Debbie acha que poderá sofrer do mesmo mal que a mãe. Sinto que isto acrescentou uma camada muito interessante ao livro e à construção das personagens, evitando que fosse apenas mais uma história sem grande enredo.
As soon as rain hits the ocean it is no longer called rain. As soon as a dreamer enters a dream there is no longer the dreamer. There is only the dream.
Neste livro, as personagens secundárias são até mais bem construídas do que a principal e dão uma profundidade muito maior à história. A mãe, tio e os colegas de faculdade têm todos um papel importante e fazem muito bem o contraponto entre o campo e a cidade. Gostei muito que fossem pessoas reais, não apenas boas ou apenas más, mas sim pessoas que por vezes fazem coisas boas e, por vezes, fazem coisas más.
Se não se importam quando os livros têm um ritmo um pouco mais lento e se apreciam histórias centradas nas personagens, então talvez este seja o livro certo para vocês. Infelizmente ainda não está traduzido para português, mas pode ser que aconteça brevemente. Já tinham ouvido falar de Snowflake?