Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Ter | 10.01.23

Small Things Like These, Claire Keegan

Fiquei muito curiosa com Small Things Like These, de Claire Keegan, assim que vi que ficou na shortlist do Booker Prize do ano passado. Por norma gosto mais dos livros que não chegam a ganhar o prémio, mas têm algum tipo de destaque, e este também me tinha sido recomendado por uma pessoa em cujo gosto confio muito. A Joana ofereceu-mo no Natal e foi uma boa maneira de começar as leituras de 2023.

 

small-things-like-these-claire-keegan.JPG

 

À semelhança de outras autoras irlandesas (oi, Sally Rooney!), a magia deste livro de Claire Keegan está na forma como descreve vidas e acontecimentos aparentemente normais, sem que haja um enredo rebuscado. Em Small Things Like These acompanhamos Bill Furlong, casado e pai de cinco raparigas, que vive tranquilamente como entregador de carvão e lenha às pessoas e aos negócios da cidade. É nestas entregas que vamos sabendo um pouco mais sobre Furlong, sobre o seu passado e sobre as pessoas à sua volta.

 

It seemed both proper and at the same time deeply unfair that so much of life was left to chance.

 

Gostei mesmo muito das reflexões da personagem principal, sobretudo as que estão relacionadas com o futuro das filhas — afinal, o livro passa-se em meados dos anos 80, na Irlanda, num cenário de crise económica grave. A certa altura, no dia de Natal, Furlong tem de fazer uma entrega num convento e encontra uma situação a que não consegue ficar indiferente, mas dizer-vos o quê seria estragar a leitura.

 

Claire Keegan escreve de uma forma muito bonita e este livro vale, acima de tudo, por isso. A minha única reclamação é a de me ter parecido demasiado curto: termina quando eu senti que a história estava finalmente a desenvolver-se a partir de um ponto interessante de conflito. De qualquer das formas, só posso mesmo recomendar — e a parte boa é que está traduzido para português, pela Relógio d’Água, com o título Pequenas Coisas Como Estas. Ficaram com vontade de ler?