Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Ter | 20.08.24

Sirens & Muses, Antonia Angress

Já nem me recordo bem de como é que ouvi falar de Sirens & Muses, de Antonia Angress, mas sei que fiquei com a impressão de que se tratava de um livro Dark Academia — e isso fez-me querer pegar nele quando terminei toda a minha pilha de livros planeada para julho. Pois bem, fui atacada pela desilusão quando compreendi que, à exceção de se passar numa escola de artes, a história tinha pouco ou nada desse género literário.

 

sirens-and-muses-antonia-angress

 

O livro passa-se nos Estados Unidos da América em 2011, pelo que desde início que temos a recessão e o movimento Occupy Wall Street como pano de fundo para um enredo que se centra em duas estudantes: Louisa e Karina. A primeira está a estudar no Wrynn College of Art com uma bolsa, a segunda é filha de dois colecionadores de arte e sempre viveu dentro desse mundo. A relação destas duas colegas de quarto intensifica-se e os contornos ficam mais indistintos: tornam-se musas uma da outra, mas não sem que isso traga consequências.

 

I think it's easy, when...when you're neglecting your own happiness, to inadvertently neglect the happiness of the people you love. It's sort of like you think you're being selfless or self-sacrificial or something, but really you're just sowing misery everywhere you go.

 

Além delas há também outras personagens — membros da família, professores e outros estudantes — que ajudam a compor o cenário. Para mim, este livro soou mais como a série Euphoria do que como Dark Academia, mas quando o percebi acabei por aproveitar melhor o que a autora decidiu pôr na história. Fui gostando progressivamente mais à medida que avançava e adorei as reflexões sobre o papel da arte num mundo em crise, bem como todo o questionamento sobre o que pode ou não ser considerado arte num mundo cada vez mais digital.

 

Foi uma experiência de leitura positiva e, em geral, acho que pode ser um bom livro para quem gosta de pensar sobre estes temas, assim como para quem tem uma predileção por personagens moralmente questionáveis. Já tinham ouvido falar deste livro?