She and Her Cat, Makoto Shinkai & Naruki Nagakawa
É certo que tenho um fascínio e amor enormes por gatos, mas isso nem sempre se reflecte nas minhas leituras — leio livros sobre gatos muito esporadicamente, já que nem sempre fico convencida pelas sinopses ou pela forma como estes felinos são incluídos nas narrativas. Ainda assim, She and Her Cat (PT: Ela e o Gato), Makoto Shinkai e Naruki Nagakawa, apareceu-me nas sugestões do Scribd e decidi que era um bom áudiolivro para ouvir em viagens de carro pela cidade.
She and Her Cat deveria ser, na realidade, They and Their Cats, já que este livro é composto por quatro histórias interligadas sobre quatro mulheres e os seus gatos. É narrado alternadamente entre o ponto-de-vista dos gatos e o ponto-de-vista destas mulheres japonesas — o que achei bastante original e engraçado — e também foi interessante perceber como é que as histórias se iam relacionando umas com as outras. Encontramos aqui vários temas recorrentes na literatura japonesa, como a solidão e o foco excessivo na carreira, mas a escrita é leve e fácil de acompanhar.
O que dizer? Embora tenha sentido que é uma leitura leve, ideal para intercalar entre livros mais complexos ou para ouvir sem ter medo de perder o fio à meada, não me senti especialmente encantada por nada deste livro. As partes narradas pelos gatos foram as de que gostei mais (óbvio!), mas o livro não mudou a minha vida e não sinto que me vá lembrar dele no futuro. Claro que gosto da mensagem central de que os gatos nos ajudam a sentirmo-nos menos sozinhos, só que isso eu já sabia — por que outro motivo teria quatro em casa?
Isto para dizer que não é certo que pessoas de gatos vão adorar este livro, mas podem sempre tentar porque não perdem nada! E mesmo que não adorem especialmente gatos, se gostarem de literatura japonesa são capazes de o apreciar. Contem-me lá: já leram este livro? O que acharam?