Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 28.11.18

Segundo Muelle // Novos pratos para os meses frios

Lembram-se de vos ter falado do Segundo Muelle, no Cais do Sodré? Parece que este restaurante peruano faz parte de uma lista interessante de espaços que estão sempre irrequietos e à procura de trazer coisas novas para a mesa. Esta semana, ao almoço, dei lá um saltinho para conhecer as novas iguarias e, confesso, fiquei com uma impressão ainda melhor deste peruano.

 

segundo-muelle-chica-morada.jpg

 

Mas vamos por partes: as coisas boas são para se manter e o couvert com Chifles (chips de banana-pão frita), Molho de Aji AmarilloCancha (milho peruano frito) e Pão Zapallo Loche (feito com abóbora peruana e quinoa) é uma das coisas de que mais gosto no Segundo Muelle. Não fazia sentido não ir petiscando aqui e ali, enquanto esperávamos pela Chica Morada, uma bebida muito típica do Peru feita com milho roxo. O milho e a batata são parte integrante da gastronomia peruana e há dezenas de variedades de cada um destes alimentos para consumir por lá, ao ponto de se fazerem coisas tão diferentes como bebidas.

 

Já da outra vez tinha experimentado o Piqueo Influencias, que agora está ligeiramente alterado. Traz Causa de Camarones, Tartar de Salmón e Tiradito Al Ají Amarillo. Estes pratos são uma excelente forma de provar um bocadinho de várias coisas típicas sem ficarmos sem espaço para mais. Por falar nisso, este almoço foi rico em diferentes pratos e tive que me controlar para não comer logo tudo de uma vez. Juntamente com o piqueo chegou uma Ensalada de Atún Oriental, muito leve e fresca, e uma Causa Crocante con Camarones, um dos melhores pratos desta refeição. É uma típica causa peruana, feita com puré de batata e recheio de abacate e queijo creme, mas deve servir-se quente e ligeiramente panada. A acompanhar trazia camarões num molho oriental maravilhoso.

 

segundo-muelle-piqueo-influencias.jpg

segundo-muelle-ensalada-atun.jpg

segundo-muelle-causa-crocante.jpg

 

Dos oito novos pratos da carta, nós provámos mais três: o Quinoto de Champinones (vegetariano), o Risotto de Aspargos y Pescado en Salsa de Alcaparras e o Linguini al Pesto con Atún a la Pimenta. Aqui, felizmente, não consigo dizer qual o melhor. São todos opções muito compostas, a típica comida de conforto que sabe tão bem nesta altura do ano.

 

segundo-muelle-1-quinoto-champinones.jpg

segundo-muelle-2-risotto-aspargos.jpg

segundo-muelle-linguine-atun.jpg

 

Aliás, são o resumo perfeito daquilo que são os novos pratos do Segundo Muelle: não apenas comida reconfortante para os meses que aí vêm, mas uma forma deliciosa de mostrar a riqueza e variedade da gastronomia peruana. Eu cá já prometi que vou voltar brevemente, desta vez com o Guilherme que está farto de se queixar que eu nunca o levei lá. E vocês, também arriscam numa ida a este restaurante?

8 comentários

Comentar post