Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Segundo Muelle: conhecemos a cozinha peruana?

E a quantidade de vezes que eu passei pelo Segundo Muelle, ali no Cais do Sodré, e pensei: um dia tenho que vir aqui? Acho que pensei isso de todas as vezes que passei por este restaurante de esquina, com janelas grandes e um aspecto arejado, exactamente como eu gosto. Só que acabou por nunca se proporcionar… até agora. E, digo-vos, arrependi-me muito de não ter ido lá mais cedo.

 

segundo-muelle.jpg

 

Aproveitei um convite para conhecer os novos pratos da carta para conhecer todo o projecto do Segundo Muelle, um restaurante peruano. Não tive muitas experiências com este tipo de cozinha antes, mas gosto muito dos sabores e os ingredientes usados. Aliás, podemos quase dizer que a comida peruana se dá muito bem em Portugal, já que temos ingredientes bem frescos para a sua confecção, sobretudo peixe.

 

E foi por aí que este almoço começou: com um pequeno workshop onde aprendemos a fazer Cebiche Nikkei. A cozinha nikkei junta os sabores peruanos aos japoneses e resulta em pratos frescos, mas muito bem temperados. Tivemos oportunidade de provar esta especialidade, claro, mas a experiência pelos sabores do Peru teve início com um couvert surpreendente. É composto por Chifles (chips de banana-pão frita), Molho de Aji AmarilloCancha (milho peruano frito) e Pão Zapallo Loche (feito com abóbora peruana e quinoa).

 

segundo-muelle-workshop.jpg

segundo-muelle-couvert.jpg

segundo-muelle-pao-abobora-quinoa.jpg

 

A comida embalou a conversa e, quando demos por nós, estavam a apresentar-nos o Piqueo Influencias, um conjunto de entradas típicas do Peru. Neste prato vinha a Causa de Camarones, o Tartar de Salmón e o Cebiche al Olivo (com frutos do mar). A ideia é mesmo partilhar estes pequenos petiscos, para ficarmos a conhecer diferentes pratos.

 

segundo-muelle-causa.jpg

segundo-muelle-tartaro-salmao.jpg

segundo-muelle-ceviche.jpg

 

Depois - finalmente - pudemos provar o Cebiche Nikkei, que tínhamos visto a ser preparado com todo o cuidado e atenção. Posso dizer-vos que esse cuidado e atenção se reflectem nos sabores ricos deste prato: os cubos de atum fresco e abacate são envolvidos em molho nipónico e acompanhados de ervilha torta, cholo salteado (milho) e outros segredos, resultando numa entrada fresca e viciante.

 

segundo-muelle-ceviche-nikkei.jpg

 

Bem sei que a ideia deste almoço era provar os novos pratos, mas também houve tempo para dar destaque a um dos best-sellers deste restaurante. Falo daquele que foi o meu favorito - o Risotto de Quinua com Lomo Saltado (quinoa cremosa envolvida em molho huancaína, com lombo salteado no wok). Meus senhores, se só puderem comer mais uma coisa para o resto da vida, por favor não percam este!

 

segundo-muelle-risotto-quinoa-lombo.jpg

 

Também bons, mas ofuscados pelo anterior, chegaram o Risotto de Quinua a la Marinera (risotto de quinoa cremosa, perfumado com molho branco e queijo parmesão, enriquecido com cogumelos, espinafres e ervilhas com mariscos salteados) e o Risotto de Camarones (risotto cremoso de camarão, perfumado com açafrão e enriquecido com aji amarillo, ervilhas e pimentos vermelhos). Estes pratos pareceram-me excelentes para partilhar depois de umas belas entradas.

 

segundo-muelle-risotto-quinoa-marinera.jpg

segundo-muelle-risotto-camaroes.jpg

 

Conheço poucas sobremesas peruanas, mas as que pude provar no Segundo Muelle deixaram-me ainda mais fã desta cozinha. O Suspiro a la Limeña (doce de leite coberto com merengue italiano e perfumado com canela) tem sabores mais clássicos e a Mousse de Lucuma (fruta originária do Peru, chocolate e caramelo salgado) e mais fresca e crocante. Qualquer uma delas é uma excelente forma de ficarmos fãs deste restaurante.

 

segundo-muelle-suspiro-limena.jpg

segundo-muelle-mousse-lucuma.jpg

 

E vocês, gostam de comida peruana? Se sim, que outros restaurantes me recomendam?

 

Segundo Muelle Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.