Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 29.09.20

São Miguel, Açores // O que saber

Ora vamos lá ver: como é que eu passei uma vida inteira (29 anos!) sem ter ido aos Açores? Só conseguia pensar nisto enquanto conduzia naquelas estradas cheias de verde e vaquinhas por todo o lado. Nós só estivemos em São Miguel, mas fiquei completamente apaixonada e agora quero ir às ilhas todas - claro! Enquanto isso não acontece, defini como missão pessoal fazer-vos ter vontade de ir aos Açores.

 

478333C5-81FF-4E3A-8902-EBBE17576859-E8463173-D1E1

 

Começamos com um post que acho importante, sobretudo em tempos de pandemia - o que saber antes de ir a São Miguel, nos Açores.

 

COVID-19 e uma viagem aos Açores, como fazer?

Quando estive no Porto Santo também vos fiz um pequeno resumo do processo todo, mas muda ligeiramente quando o destino são os Açores. Ambos os Governos Regionais oferecem o teste antes de partirem e são feitos no CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas. A única coisa que precisam de fazer é agendar o teste no site e devem garantir que o resultado tem até 72h de validade quando chegarem aos Açores.

 

Assim que tiverem o resultado do teste convosco, recomendo que preencham o questionário de avaliação de risco - que, depois de completo, vos dará um QR Code para facilitar a vossa entrada nos Açores quando aterrarem. Atenção que este procedimento é apenas para quem vai visitar só uma ilha, segundo sei é preciso preencher mais formulários no caso de fazerem uma viagem inter-ilhas.

 

Calma, que ainda não é tudo: nos Açores é preciso repetir o teste caso a vossa estadia se prolongue por 7 ou mais dias (foi o nosso caso). Mas não se preocupem, eles ligam-vos a marcar a data, hora e a indicar o local - e é tudo feito em sistema drive-in. De resto, senti que toda a gente cumpria as medidas de segurança e, como fomos já na segunda quinzena de Setembro, nada estava lotado e deu perfeitamente para passarmos horas sem nos cruzarmos com ninguém!

 

Como organizar uma viagem num sítio onde fazem as 4 estações num dia?

A ideia de que, nos Açores, tanto chove num minuto como faz sol no seguinte é mesmo verdade! Nós tivemos bastante sorte com o tempo, só choveu a sério num dos dias e conseguimos ver tudo o que queríamos com sol. É importante visitar algumas coisas com sol, mesmo, como a Lagoa das Sete Cidades ou a Lagoa do Fogo. Prometo falar-vos com mais detalhe de tudo o que vimos, numa espécie de mini-guia de São Miguel, mas para já quero recomendar-vos a app SpotAzores, que tem webcams em pontos-chave das diferentes ilhas e vos permite saber como está o tempo nos vários pontos.

 

Acreditem, foi mesmo a ferramenta mais útil durante a viagem. Na prática, ao contrário do que costumamos fazer, não planeámos as coisas por dias. Tínhamos antes um Google Maps com os pontos todos que queríamos visitar e íamos ajustando dia a dia, consoante o tempo que estava nas diferentes partes da ilha. Para terem ideia, a minha maior felicidade foi ter acordado já quase no final da semana e ter visto que estava sol na Lagoa do Fogo, onde até então tinha estado sempre nublado!

 

Uma dica final: aluguem um carro porque é mesmo a melhor forma de conhecerem tudo e explorarem bem a ilha! Ainda esta semana vou partilhar o tal mini-guia de São Miguel em duas partes, para vos ajudar a organizar melhor a vossa ida a esta ilha incrível. Quem desse lado também já teve a oportunidade de se apaixonar por este sítio?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    23.12.20

    Nós andámos SEMPRE com as apps ligadas, a ver onde poderíamos ir a seguir. E que bem que nos safámos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.