#RitaNaRotaDoBrunch // Fauna & Flora
O Fauna & Flora é uma das mais recentes novidades de Lisboa. O espaço tem cerca de duas semanas e já aparece por todo o lado como um dos sítios mais cool da cidade. E não é para menos: a decoração impressiona-nos mal entramos e faz jus ao nome. Há plantas por todo o lado e o mobiliário em madeira transporta-nos directamente para uma selva tropical.
A fauna e a flora têm também uma presença muito forte na carta, como não poderia deixar de ser. Isto significa que há opções para todos os gostos. Eu optei pela Tosta Botânica (com duo de cogumelos salteados em base de abacate, ovos escalfados, parmesão, tomate cherry, rúcula, rebentos e sementes), que estava mesmo muito boa. Já o Guilherme começou a refeição com um Yo’ Granola (Iogurte, granola caseira, mel, fruta da época e mix de sementes e goji) e complementou com uma Tosta Nord (salmão fumado e ricotta, com ovos escalfados, tomate cherry, rúcula, rebentos e zest de lima).
As panquecas têm um lugar de destaque no Fauna & Flora e, mais uma vez, há opções para todos os gostos (e umas mais amigas da linha do que outras). Nós escolhemos umas Green para dividir. A massa é feita com matcha e acompanha com lemon curd, frutos cítricos e kiwi. Foram, sem dúvida, o ex-libris deste brunch e aconselho-as vivamente.
Se a minha experiência no Fauna & Flora foi só coisas boas? Não, esteve longe disso. Estive algum tempo à espera para me indicarem uma mesa, embora houvesse algumas vagas quando entrei, achei o atendimento meio confuso e a comida demorou um pouco a chegar à mesa. Mas, honestamente, é perfeitamente normal num espaço tão recente e já com tanta fama. As expectativas são elevadas, mas a melhor forma de reagir é com honestidade e foi isso que fizeram connosco do início ao fim. Pediram desculpa pelos atritos iniciais, abriram o jogo e avisaram desde logo que o serviço estava atrasado. A comida até podia não ter sido tão boa como foi, que só por esta atitude já tinham a promessa do meu regresso.
Para além disso, o tempo de espera soube muito bem para estarmos a aproveitar a companhia um do outro e para adiantar as leituras em que andamos embrenhados. Uma refeição calma e demorada - não é esse afinal o propósito do brunch?
Já tinham ouvido falar deste novo sítio? Onde foi o vosso brunch neste fim-de-semana prolongado? Contem-me tudo ali em baixo, nos comentários.
[NOTA: na segunda visita ao Fauna & Flora, a propósito do Dividimos a Conta, não houve quaisquer problemas com o serviço, até porque já passou um ano e meio desde a abertura deste espaço. Também fiquei feliz por ver que não só mantiveram no menu as coisas que provei, como acrescentaram ainda mais opções com muito bom aspecto.]