Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 28.02.19

Restaurantes // Zambeze

Sabem aqueles clássicos da cidade de Lisboa que ficam eternamente na lista de sítios a visitar? É o caso do Zambeze, do qual conhecia apenas a esplanada em dias de Verão (a sério, tem uma das melhores vistas de toda a cidade). Esta semana fui, finalmente, conhecer o interior e respectiva carta - que é bastante diferente daquela de que podemos desfrutar na esplanada.

 

zambeze-vista.jpg

 

O cruzamento entre a comida da Beira e de Moçambique pode parecer inusitado, mas é tudo uma questão de história: gerido por um grupo com fortes raízes na zona centro do país, este restaurante é orientado por um Chef moçambicano. À primeira vista parece que estas duas gastronomias pouco têm em comum, mas depois de uma experiência no Zambeze percebi que combinam bastante bem.

 

O espaço também é uma conjugação interessante de origens, com elementos decorativos que combinam tradições portuguesas com peças moçambicanas. Afinal, há tantos pontos em comum na história dos dois países, que não fazia sentido nenhum não aproveitar.

 

zambeze-decor.jpg

 

Ia com muita vontade de começar a refeição com uma entrada para partilhar, mas o Couvert do Chef é tão completo que nem foi preciso. Aos habituais pão, manteiga, azeitonas, azeite e balsâmico, juntam-se quatro petiscos deliciosos: Chamuças Caseiras, Caranguejo, Camarão Panado e Queijo.

 

zambeze-couvert.jpg

zambeze-couvert1.jpg

 

Depois disso, não houve como fugir aos pratos que o staff nos aconselhou: o Guilherme foi pelo Caril de Caranguejo e eu escolhi o Chacuti de Pato, ambos acompanhados por arroz de côco. Já tinha partilhado convosco que não sou a maior fã de caril, mas estes dois pratos estavam mesmo mesmo muito bons. E, para além disso, as doses são muito generosas - ao ponto de eu não ter conseguido terminar o meu prato!

 

zambeze-caril-caranguejo.jpg

zambeze-chacuti-pato.jpg

 

Se toda a experiência no Zambeze já estava a ser uma autêntica surpresa, o restaurante conseguiu superar quando me disseram que as sobremesas eram em modo buffet. E, de facto, há toda uma mesa com uma série de coisas deliciosas. Eu provei o Pão-de-Ló Caseiro (ainda estava quentinho), a Mousse de Chocolate e a Tartelete de Limão. Só não comi mais porque já não conseguia.

 

zambeze-pao-de-lo.jpg

zambeze-sobremesas.jpg

 

Resumo: não adiem mais uma refeição no Zambeze e, se possível, vão à hora de almoço para poderem aproveitar a vista na sua plenitude. E vão com muita fome para poderem comer tudo e mais alguma coisa! Já conheciam este restaurante?

 

Zambeze Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato