Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Restaurantes // Valdo Gatti

Eu e o Guilherme tentamos fazer o esforço de assinalar os dias 8 de cada mês porque foi esse o dia em que nos conhecemos. Agora é também o dia da nossa festa de casamento, por isso é uma dupla celebração. Umas vezes acontece no próprio dia 8, outras vezes uns dias antes ou uns dias depois. Não somos complicados. Mas se me dissessem que o jantar que assinalou os dois meses de casados seria a uma sexta-feira à noite no Bairro Alto, eu chamava-vos doidos.

 

valdo-gatti.jpg

 

Calha que até fui eu a ter a ideia, mas eu explico: fiquei muito curiosa com a abertura da pizzarria Valdo Gatti, que usa apenas ingredientes biológicos na confecção de qualquer coisa que venha para a mesa. Só me apercebi de que ficava na Rua do Grémio Lusitano, em pleno Bairro Alto, quando a mesa já estava marcada e posso já adiantar-vos que nem me apercebi que estava numa das zonas mais turísticas e movimentadas da cidade durante todo o jantar.

 

Escolhi inconscientemente uma pizzaria para este primeiro jantar de celebração do casamento, mas agora que penso nisso acho que não poderia ter sido noutro tipo de restaurante. Foi com o Guilherme que aprendi a apaixonar-me por pizza, sabem? Durante os primeiros meses de namoro era a nossa comfort food e ainda hoje é a nossa escolha mais imediata quando estamos mais preguiçosos por casa.

 

É claro que, tendo vivido em Itália, tenho a mania que percebo de pizzas e fiquei descansada quando entrei no Valdo Gatti e ouvi falar italiano - tanto por parte do staff, como de pessoas nas mesas. Parecendo que não, descansa-me imediatamente. O espaço é bem maior do que parece ao início e, embora tenha uma porta bem grande aberta para a rua, é muito intimista e ideal para um jantar a dois.

 

valdo-gatti-1.jpg

 

Não seria um jantar nosso se não tentássemos adivinhar o que o outro queria comer. Fazemos quase sempre isso quando vamos a um restaurante e, regra geral, acertamos. Aqui não foi diferente: eu sabia perfeitamente que ele ia pedir a Pizza Salsiccia e Broccoli (mozzarella, salsicha fresca toscana e brócolos) e ele adivinhou logo que eu ia escolher a Parmigiana (tomate, mozzarella, scamorza, beringela e manjericão). Descobri o scamorza durante a minha temporada em Turim e passou a ser um dos meus favoritos, não dava para não pedir uma pizza com este queijo.

 

valdo-gatti-pizza-salsiccia-broccoli.jpg

valdo-gatti-pizza-parmigiana.jpg

 

As pizzas são muito leves e é perfeitamente possível comer uma inteira sem ficarmos cheios. O preço é o que torna tudo ainda mais incrível neste restaurante, já que - para além de ter Zomato Gold - nenhuma das pizzas chega a custar 10€ - e eu relembro que os ingredientes são todos biológicos. Agora digam-me que é difícil comer comida a sério sem hipotecar a casa.

 

Para terminar, o Guilherme escolheu um Tiramisù que adorou (e olhem que ele é muito exigente com esta sobremesa). Eu vi “Mousse de Chocolate Negro” escrito na ementa e foi amor ainda antes da primeira vista. Não é bem o meu tipo de mousse (é muito aveludada e eu gosto delas mais consistentes), mas o sabor é maravilhoso e não tem glúten nem lactose.

 

valdo-gatti-tiramisu.jpg

valdo-gatti-mousse.jpg

 

O Valdo Gatti surpreendeu-me mesmo muito, acreditem. Nós já concordámos que vamos regressar e até já sabemos o que é que cada um vai pedir nessa visita, só para verem o quão fãs ficámos. E vocês, já tinham ouvido falar deste sítio?

 

Valdo Gatti Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

4 comentários

Comentar post