Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 29.07.19

Restaurantes // Tayybeh

Organizar um jantar com 11 pessoas não é tarefa fácil, mas é muito engraçado quando realmente fazemos acontecer. Não se pode dizer que este grupo em concreto seja o mais caladinho do mundo, por isso costumo dizer que vamos queimando restaurantes por onde passamos. Ainda assim, espero que não tenha sido o caso do Tayybeh, em Moscavide, onde nos juntámos na semana passada.

 

2019-07-25 07.02.57 1.jpg

 

O Tayybeh é, acima de tudo, um negócio familiar, criado por um casal sírio que encontrou em Lisboa a sua nova casa. Como empreendedores que são, rodearam-se de outras pequenas empresas portuguesas para montar e decorar o restaurante. A sugestão de o visitarmos surgiu meio organicamente e era a primeira vez de todos nós lá, por isso quisemos experimentar um pouco de tudo aquilo que a gastronomia síria tem para oferecer.

 

TAYYBEH-1.png

 

Na carta há 10 entradas e nós pedimos oito diferentes para partilhar, tudo acompanhado com pão pita acabado de sair do forno. Foram elas o Hummus, o Falafel, o Babaghanous, o Musakan (rolinhos de frango), a Batata Harrah, o Mutabal de Abacate, o Yalanji (folhas de videira recheadas com arroz) e o Muhamara (pimento e tomate misturados com nozes, molho de romã e azeite).

 

2019-07-25 07.03.00 1.jpg

TAYYBEH-3.png

 

Estavam todas óptimas, mas as minhas favoritas foram as que se podem (e devem) comer com o pão pita, ou seja, o hummus, o babaghanous e os mutabal. Depois disso foi cada um por si e vieram vários pratos para a mesa - um por pessoa, por isso escapou-me fotografar alguns. Eu fui pelo prato de borrego, cozinhado em molho de iogurte com amêndoas e acompanhado de arroz. Adorei a forma como preparam a carne, é muito diferente de tudo aquilo que alguma vez comi e fica muito tenrinha. Contudo, achei pouca carne para a quantidade de arroz que acompanha.

 

2019-07-25 07.02.59 1.jpg

 

As bolinhas de carne, o peito de frango cozinhado no pão e os pratos com lentilhas e bulgur também tiveram muito sucesso e, aparentemente, estavam também muito bons. A acompanhar tudo isto, aconselho vivamente a Limonada com hortelã. Pode ser um bocadinho doce para alguns paladares, mas eu gostei muito!

 

TAYYBEH-2.png

2019-07-25 07.03.01 1.jpg

 

No menu ensinam-nos algumas palavras sírias e aprendemos o que significa o nome do restaurante - “delicioso”. Eu achei que foi um nome muito bem escolhido, mas nada como comprovarem também. Contem-me: já alguma vez experimentaram comida síria?

 

Tayybeh Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

5 comentários

Comentar post