Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 29.11.18

Restaurantes // Mercantina Bistro 37

E se eu vos dissesse que, amanhã, abre um novo restaurante num dos espaços com mais história da cidade de Lisboa? Ganhava a vossa atenção? Perfeito, preparem-se porque vai valer a pena. Nos anos 40, o número 37 da Avenida da República era palco de encontros culturais entre os mais importantes artistas plásticos do Surrealismo português. Nomes como Mário Cesariny e Alexandre O’Neill frequentavam este café, então chamado Cubana, onde organizavam tertúlias e conversas.

 

mercantina-bistro-37-forno-1.jpg

 

Agora este espaço acolhe um novo conceito: o Mercantina Bistro 37. Depois de Alvalade e do Chiado, este é o terceiro restaurante Mercantina em Lisboa, mas tem uma promessa ligeiramente diferente. Para além de uma decoração inspirada na história da antiga Cubana, cheia de elementos e pormenores surrealistas, a comida que ali se serve também foi repensada. É claro que continuarão a existir as famosas pizzas a que a Mercantina já nos habituou, afinal o grande forno que vemos mal entramos serve exactamente para isso.

 

mercantina-bistro-37-1.jpg

mercantina-bistro-37-2.jpg

mercantina-bistro-37-3.jpg

mercantina-bistro-37-forno.jpg

 

Mas o Mercantina Bistro 37 quer ser mais do que um restaurante italiano e trazer o melhor da comida mediterrânica como um todo. Tive a sorte de poder experimentar alguns destes pratos antes da abertura oficial do restaurante e, para vos dar alguns exemplos do que podem encontrar aqui, vou levar-vos pelo menu deste almoço. Para começar não poderiam faltar as focaccias e nós partilhámos duas: a Focaccio com pêra e gorgonzola e a Focaccia de sésamo com azeite e mortadela trufada, ambas muito boas.

 

mercantina-bistro-37-focaccia-pera-gorgonzola.jpg

mercantina-bistro-37-focaccia-mortadela.jpg

 

Ainda numa lógica de entradas ou de uma refeição mais leve, veio para a mesa um Tártaro de atum e abacate com lima, coentros e maionese de wasabi (muito fresco e aromático), um Arancini de salsicha italiana em vinho tinto com compota de tomate e um Croquete basco de presunto com creme de milho fumado. Embora sejam todos pratos típicos dos países do sul da Europa, a verdade é que todos têm um twist interessante.

 

mercantina-bistro-37-tartaro-atum.jpg

mercantina-bistro-37-arancini-croqueta.jpg

 

Antes de terminar a refeição, vieram para a mesa dois pratos divinais, que comprovam esta ideia de comida mediterrânica sem deixar de haver uma influência italiana forte. O Ravioli de vitela com molho trufado, creme de topinambur e crocante de salsifi foi o meu prato favorito da refeição, mas o Espadarte à Siciliana com gnocchi de laranja e azeitonas pretas foi o que mais me surpreendeu. Diria que são ambos imperdíveis numa visita ao Mercantina Bistro 37.

 

mercantina-bistro-37-ravioli.jpg

mercantina-bistro-37-espadarte-gnocchi.jpg

 

Tive que abandonar este almoço mais cedo do que era suposto, por isso não pude provar o Entrecôte dos Açores 200gr, o Rabo de boi estufado à antiga com risotto de pera e lima e algumas sobremesas. Já desafiei o Guilherme a voltarmos para nos vingarmos!

 

mercantina-bistro-37.jpg

 

Eu sei que, quando olhamos para o espaço e para o aspecto da comida parece que vamos ter que hipotecar a casa para conseguir fazer uma refeição, mas a melhor parte é que este não é um restaurante inacessível. Os preços são bastante justos, sobretudo tendo em conta a localização. Não se deixem intimidar, entrem e experimentem estes e outros pratos deliciosos!

 

Mercantina Bistro 37 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

7 comentários

Comentar post