Restaurantes // Madame Petisca
Num dos nossos primeiros encontros, eu e o Guilherme jantámos no Madame Petisca - que fica mesmo ao lado do miradouro do Adamastor e tem uma vista incrível sobre o rio. Ficámos horas e horas à conversa e perdemos conta das horas - tanto que nos pediram educadamente que saíssemos quando se estavam a preparar para fechar o restaurante. Desde então nunca mais lá tinha ido jantar, só fazer brunch, mas dou sempre este sítio como referência para um jantar a dois.
Curiosamente, foi mesmo esta a escolha da Helena Coelho para o último Dividimos a Conta e soube-me bastante bem recordar a experiência. A vista continua incrível e pareceu-me que a carta estava mais evoluída e com coisas diferentes. Tal como o nome indica, ali o objectivo é petiscar e partilhar (e por isso é que aconselho sempre para dates).
Neste jantar tínhamos pedido para provar os petiscos mais saudáveis da carta, logo as escolhas foram mais à base de peixe. A acompanhar o Ceviche de Salmão com Côco chegaram três cocktails sem álcool: o Madame Chic (morango, laranja e manga), o Mademoiselle (banana, oreo, half and half) e o Citrus vs. Berries (frutos vermelhos, laranja e limão).
A refeição continuou com um dos meus favoritos da noite, o Tataki de Atum com Geleia da Madame, que era suave e picante em doses semelhantes. Também tivemos a oportunidade de experimentar a Salada de Legumes Grelhados com Bulgur, que veio trazer um toque de leveza interessante à refeição.
Por fim, terminámos com o Petisco da Semana - que, por ser exclusivo, não podíamos deixar de provar. Imaginem o seguinte: uma carne que foi a estufar lentamente durante quase um dia. Era assim mesmo o Rabo de Boi com Banana-pão Frita, num molho com alperce. Se gostam de carne, deviam mesmo pedir ao Madame Petisca que voltassem a fazer este petisco só para vocês.
Embora tivéssemos pedido os petiscos mais saudáveis, nenhuma de nós quis sair dali sem provar pelo menos uma sobremesa. E, com sorte, há uma coisa chamada Pijama da Madame, que reúne um bocadinho de cada uma das melhores sobremesas da casa, a saber: a Delícia de Café e Maracujá, o Brownie com Matcha, a Mousse de Chocolate Trifásica e o Doce de Bolacha. Confesso que os meus favoritos foram o brownie e a mousse, por isso são aqueles que recomendo que provem numa ida a este restaurante.
E sim, confirma-se: quase três anos depois, continua a ser um excelente sítio para um jantar a dois. Quem desse lado é que já conhecia?