Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Restaurantes // Izanagi

Cut the obvious, é esta a promessa do Izanagi, o novo japonês da cidade. É uma promessa simples de dizer, mas complicada de cumprir. Uma coisa, pelo menos, o restaurante começou por fazer diferente: escolheu uma zona - as Docas - onde ainda não havia um japonês. E, mal entramos, percebemos que a decoração foi pensada ao detalhe para ser a adaptação perfeita do estilo japonês à zona envolvente.

 

izanagi.jpg

 

Quanto à carta, sinto que o Izanagi já tem concorrência a altura, pois há cada vez mais restaurantes a mostrar-nos a gastronomia japonesa como um todo, em que o sushi é uma ínfima parte. Seja como for, nota-se que a carta é pensada ao pormenor para trazer iguarias ainda pouco conhecidas e exploradas em Lisboa. Chega mesmo a estar dividida pelos pratos típicos japoneses e nós provámos um bocadinho de cada.

 

izanagi-1.jpg

 

Uma das coisas que gostei mais de ver foi a extensa variedade de tatakis, com as mais variadas proteínas e temperos. Provei ainda alguns: o Tuna Chimichurri (tataki de atum com molho chimichurri), o Beef Tataki (tataki de lombo com daikon oroshi, cebola, cebola frita e molho ponzu), o Salmon Tataki (salmão braseado com daikon oroshi, cebolinho, kizamiwasabi e molho ponzu) e o Hamachi (fatias de lírio com azeite de trufa, yuzu e sour cream). Gostei de todos, não houve nenhum que ficasse aquém dos outros, mas sem dúvida que o de atum e o de lírio merecem um destaque especial.

 

izanagi-tataki-atum.jpg

izanagi-tataki-lombo.jpg

izanagi-tataki-salmao.jpg

izanagi-tataki-lirio.jpg

 

A robot é uma forma japonesa de cozinhar carne, peixe ou legumes muito semelhante ao barbecue. O Izanagi dá-lhe um lugar especial na carta e podem, como nós fizemos, pedir uma Robata Mix, que traz um bocadinho de tudo - espetadas de lombo de novilho, espargos, salmão e porco. Eu gostei especialmente das de espargos com pancetta.

 

izanagi-robata.jpg

 

Bem sei que, como já reforcei muito aqui no blog, a comida japonesa não é só sushi. Só que não dá para fazer uma incursão por esta gastronomia sem provarmos pelo menos um bocadinho de sushi, sobretudo se estivermos a falar do Izanagi Maki (rolo com corvina marinada em D-ponzu, braseado com abacate, sésamo e kabayaki) e do Tuna Dynamite (rolo de atum com camarão de tempura, pepino, mayo la yu, tougarashi e kabayaki). Confesso que foi aqui, onde menos esperava, que notei uma maior diferenciação na carta do Izanagi, já que a combinação de sabores destes rolos era muito pouco comum.

 

izanagi-sushi-1.jpg

izanagi-sushi-2.jpg

 

A melhor parte ficou para o fim. Chama-se Okonomiyaki Ebi Cheese, uma panqueca japonesa com legumes, camarão, queijo, bacon, tonkastu e bonito flakes. Já vos tinha falado deste prato quando escrevi sobre o Atari Baby e sobre o Miss Jappa, mas não deixa de ser uma excelente notícia saber que há mais um restaurante a servir este prato que eu tanto gosto.

 

izanagi-okonomiyaki.jpg

 

Já sabem que sou sempre muito exigente com as sobremesas e que, normalmente, saio desiludida dos restaurantes japoneses. Posso assegurar-vos que não foi o caso neste jantar. Gostei muito de provar o Miso Cheesecake (cheesecake com caramelo de miso e maçã verde cozinhada em Favaios DOP e noz), mas foi a Freaky Asian Banana (tempura de banana, gelado de baunilha, caramelo de miso, chantilly e M&M’s) que fez as delícias de toda a gente que estava sentada à mesa. Chegámos a disputar as últimas colheradas, só para verem. Fez-me lembrar muito o Sundae Miso que provei no SushiCafé Avenida - ou não fizesse o Izanagi parte do mesmo grupo.

 

izanagi-1-miso-cheesecake.jpg

izanagi-freaky-asian-banana.jpg

 

Resumindo e baralhando: gostei muito da proposta do Izanagi, uma vez que sou pela comida japonesa como um todo. Abriu há pouquíssimo tempo e acho que ainda tem muito espaço para crescer e muitas coisas inovadoras para trazer, por isso cá estarei para acompanhar!

 

Izanagi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato