Restaurantes // Focus
Há alguns tempos, quando ia almoçar com a minha Avó para os lados de Oeiras aos fins-de-semana, acabávamos invariavelmente sempre nos mesmos sítios. Acho que já experimentámos todos e mais alguns, por isso ficamos sempre contentes quando abre um restaurante novo perto de casa dela. No outro dia, nas minhas pesquisas pela Zomato, dei com o Focus - um italiano que fica entre a Praia de Santo Amaro e o Jardim de Oeiras.
O espaço é muito engraçado, dividido entre uma sala interior e uma varanda fechada com uma vista privilegiada lá para fora. Foi aí que ficámos, claro, já que estava um dia bonito e uma luz especialmente boa para fotografar (guilty!). Para além deste ambiente, o almoço foi acompanhado por um staff super simpático e preocupado. Foram especialmente atenciosos com a minha Avó e encontraram forma de ela estar sentada confortavelmente durante todo o almoço.
A carta não é muito extensa, mas tem algumas coisas diferentes do típico restaurante italiano a que estamos habituados (sobretudo naquela zona). Claro que tivemos que começar com a Focaccia porque vinha acompanhada de manteiga trufada e ricotta da casa. Confesso que não adorei a textura da focaccia, mas os restantes elementos do couvert compensaram por serem tão diferentes do habitual.
Quando encontrei este restaurante - e bastante antes de lá ir - decidi logo o que gostava de comer numa ida lá: o Gnocchi Trufado, feito com nozes e acompanhado com molho de trufa gratinado. É um prato reconfortante, se calhar mais indicado para dias mais frios, mas mesmo assim muito bem conseguido do ponto-de-vista dos sabores. Para além disso, o gnocchi é feito com nozes, algo que nunca tinha provado!
Fã de polvo, a minha Avó escolheu logo o Risotto de Limão, que traz um tentáculo de polvo ao forno. Provei um bocadinho e estava bastante bom, uma vez que o limão equilibra bem com o sabor forte do polvo. Já o Guilherme optou por experimentar as pizzas e escolheu a de Salmone Affumicato - segundo ele boa, mas não extraordinária.
Não conseguimos ir às sobremesas, mas de certeza que ficará para uma próxima. Gostei da proposta de pratos do Focus, já que nos traz combinações diferentes e novas formas de trazer os sabores tipicamente italianos para a mesa. Acredito que com o tempo os pratos sejam aprimorados, por isso é ir acompanhando! Alguém desse lado vai com frequência a Oeiras e gostou de saber desta novidade?