Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Restaurantes // Cruzzeria

Sou apologista de juntar o útil ao agradável. Se para isso juntar a experiência num novo restaurante com algo de que gosto muito - fotografar comida -, melhor ainda. E foi isso mesmo que aconteceu esta semana. Eu contextualizo: a Zomato convidou-me para ajudar a dinamizar um jantar com subscritores Gold no Cruzzeria, que eu já acompanho desde que abriu e andava há algum tempo para experimentar.

 

cruzzeria.jpg

 

Decidimos organizar um pequeno workshop de fotografia de comida e o restaurante foi super disponível para nos ajudar a escolher os melhores pratos para demonstrar como encontrar a melhor luz e o melhor ângulo. Depois disso, ainda tivemos direito a um passeio pela carta do Cruzzeria para podermos conhecer melhor o conceito que está por detrás de tudo o que se faz neste novo espaço.

 

cruzzeria-1.jpg

cruzzeria-2.jpg

 

“Cruzzeria” pode ter um duplo significado: nome junta os dois tipos de cozinha que preparam - crus e pizzas -, mas também pode indicar a ideia de cruzamento entre ambas. Mas atenção, que o objectivo não é misturar os conceitos, mas fazê-los conviver no mesmo restaurante. Pode parecer estranho, mas acreditem que tudo o que provei estava maravilhoso, a começar pelo couvert. Chama-se Trilogia Cruzzeria e é composto por pasta de azeitonas e manjericão, hummus com paprika, mousse de pepino e foccacia de alho e ervas - uma excelente forma de abrir o apetite para todas as coisas boas que surgem depois.

 

cruzzeria-trilogia.jpg

 

Como entradas experimentámos o Carpaccio e polvo (carpaccio de polvo, tártaro de salmão e tempura) e os Sticks alho e ervas (stick de pizza recheado com queijo, alho e ervas). Eram ambos bons, mas fiquei com os sticks gravados na memória.

 

cruzzeria-carpaccio-polvo.jpg

cruzzeria-sticks-alho-ervas.jpg

 

Foi a partir do momento em que nos apresentaram a Lasanha Crua (gratinado, folhas de abóbora amendoim, juliana de vegetais) que comecei a perceber melhor como se materializa esta fusão de conceitos do Cruzzeria. Foi uma agradável surpresa por ser leve e fresco, uma constante nos pratos crus. Por falar neles, não posso deixar de dar destaque aos diferentes tártaros que provámos, sobretudo o Tártaro Clássico (novilho de preparação clássica, gema cremosa, beef jerky e fumado) - que vem dentro de uma campânula cheia de fumo - e no Qual é Qual, que nos deixa provar o tártaro de atum e o tártaro de novilho.

 

cruzzeria-lasanha-crua.jpg

cruzzeria-tartaro-classico.jpg

cruzzeria-tartaro-atum.jpg

 

Antes de passar para as pizzas, pudemos degustar também a Salada Poke (arroz sushi, salmão curado, edamame, puré de abacate e pasta de trufa), possivelmente o meu prato favorito de todo o jantar, e o Ceviche (peixe do dia, melão, espinafre e espuma de mojito) - neste dia tivemos direito a corvina.

 

cruzzeria-salada-poke.jpg

cruzzeria-ceviche.jpg

 

A cozinha do Cruzzeria é aberta e, por isso, notamos claramente a separação que existe entre os dois lados: no esquerdo existe um forno para pizzas, no direito tratam-se dos crus. E embora possa parecer que estes últimos são mais inovadores, também nas pizzas existem combinações inusitadas. Conhecemos a Pizza Pesto (pesto, rodelas de tomate e mozzarella de búfala), a Pizza Ovos Rotos (ovo estrelado roto, presunto e paprika) e a Pizza Porcini e Trufa (mozzarella, cogumelos salteados, rúcula, lascas de parmesão e pasta de trufa), que foi a minha favorita. Sim, eu já admiti que sou a maluquinha da trufa.

 

cruzzeria-pizza-pesto.jpg

cruzzeria-pizza-ovos-rotos.jpg

cruzzeria-pizza-tartufo-porcini.jpg

 

A noite foi longa e já estávamos bastante cheios e embalados (obrigada, sangria), mas ainda houve um espacinho para perceber como é que o conceito do restaurante se aplica às sobremesas. Foi claro assim que pusemos um bocadinho da Bolacha Crua à boca. É mesmo massa de bolacha que não chega a ir ao forno, acompanhada por ganache de chocolate e gelado de baunilha. Uma gordice daquelas que vale bem a pena, assim como um regresso ao Cruzzeria - mais que não seja para voltar a encontrar-me com a Salada Poke.

 

cruzzeria-bolacha-crua.jpg

 

E vocês, ficaram com vontade de participar num destes eventos? Basta serem subscritores Zomato Gold e estarem atentos para estarem habilitados a participar! Vemo-nos brevemente?

 

Cruzzeria Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

3 comentários

Comentar post