Restaurantes // Capim Limão
Capim Limão é a expressão brasileira para Erva-Príncipe e é também um restaurante novo ali na zona de Picoas. E se pelo nome poderia parecer que estamos perante um restaurante de comida brasileira, quando entramos percebemos que é essencialmente um restaurante que apela às formas naturais de dar sabor à comida e à felicidade de comer comida bem feita.
A ligação à natureza vê-se desde logo pela decoração do espaço: cores claras, apontamentos de verde e muitas plantas. A loiça é de cerâmica imperfeita e de cores pastel - tudo junto cria um ambiente familiar e descontraído, para pausarmos durante uns instantes a agitação do dia (que é tão característica desta zona de Lisboa).
Para além disso, começar a refeição com um couvert com Pão da Gleba, azeite e flor de sal é logo sinal de que quem está à frente do restaurante sabe o que é comer. Não há, para mim, pão melhor no mundo do que este feito com trigo Barbela. E enquanto eu desfrutava da simplicidade desta entrada, o Guilherme pediu uma Burrata, tomates confiados e pinhões para dar início às hostilidades. Eu comi um bocadinho e estava deliciosa - bem temperada e fresca, tudo o que se quer em dias quentes.
Um dos propósitos do Capim Limão é servir comida de conforto, criada para transmitir felicidade a quem a come. Com isto em mente, nada melhor do que pedir um Risotto de mozzarella de búfala, tomate cereja e manjericão. O arroz estava cozinhado na perfeição e estava bem aromatizado com pimenta, mas eu senti falta de ter um pouco de mozzarella por cima, para dar um toque mais fresco.
Já o Guilherme, optou por uma das opções mais saudáveis da carta (sim, também existem): o Frango, quinoa, legumes grelhados, chutney de tomate e pimenta-caiena. É claro que ainda tirou umas garfadas ao meu risotto, porque depois de me ter enchido de pão não consegui terminar.
Mesmo sem sobremesa, é possível terminar uma refeição no Capim Limão de forma doce. Como? Quando pedimos um café, trazem-nos uma colherzinha com brigadeiro. Adorei a ideia - é perfeito para quem não aguenta uma sobremesa inteira, mas gosta de algo doce com o café.
Gostei muito de conhecer este restaurante e de saber que têm um espaço no andar de baixo para eventos - quem sabe não penso em fazer o meu aniversário por lá? Por agora fica a vontade de regressar à noite (abre para jantares às quintas, sextas e sábados) para poder aproveitar melhor e com mais tempo. Conhecer sítios novos ao almoço é óptimo por causa da luz, mas muito chato por causa do trabalho que a tarde reserva.
Quem desse lado já conhecia o Capim Limão? Ficaram com água na boca?