Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 04.03.19

Restaurantes // Ajitama Ramen Bistro

Em Novembro de 2017, assim que descobri o Ajitama Supper Club, decidi enviar um e-mail para conseguir um lugar à mesa. Bom, dois, na verdade, mas vocês entendem. Tinha lido alguns relatos destes jantares: dois amigos recebiam-nos em casa e, numa mesa que dava para 20 pessoas, serviam uma receita de Ramen que tinham aprendido a fazer sozinhos. O meu género de experiência, como sabem.

 

ajitama-ramen-bistro.jpg

 

Ora, alguns dias depois recebi uma resposta muito simpática, mas não muito favorável para mim. O Ajitama Supper Club estava reservado pelo menos até Janeiro de 2018, mas avisar-me-iam quando tivessem conseguido encontrar uma forma de receber mais pessoas. Essa forma chegou recentemente, em forma de restaurante - o Ajitama Ramen Bistro. Conheço muitos projectos destes, que começam em casa - primeiro para os amigos, depois para os amigos dos amigos e depois para toda a gente -, mas conheço poucos que tivessem uma lista de espera de quase duas mil pessoas, como foi o caso do Ajitama.

 

Quando eu já me tinha esquecido de ter enviado este e-mail, eis que o António e o João (as pessoas por detrás destes Ramens) recuperam a nossa conversa e me convidam a ir experimentar o restaurante ainda antes de abrir. Sabendo eles da dimensão da lista de espera, decidiram abrir primeiro o restaurante a estes estoicos que foram aguardando um lugar à mesa. Eu acho isto maravilhoso.

 

ajitama-ramen-bistro-cerveja.jpg

 

O rés-do-chão do número 36 da Duque de Loulé, um prédio de esquina, estava abandonado há anos e foi exactamente esse o espaço escolhido pelos dois amigos para criar este novo restaurante. Mesmo sem nos apercebemos, o nome do projecto está por toda a parte: “Ajitama” é o nome que se dá ao ovo que se coloca no Ramen e toda a decoração, em preto e madeiras, tenta remeter-nos para a forma geométrica deste ingrediente.

 

Às duas receitas de Ramen que aprenderam a fazer sozinhos, acrescentaram outras três que aprenderam a fazer no Japão. A experiência neste país também lhes trouxe a vontade de proporcionar uma refeição o mais aproximada possível da japonesa, daí que o balcão fosse indispensável neste restaurante.

 

Falando-vos então daquilo que comemos, decidimos começar a refeição com algumas Gyosas de Frango e outras de Vegetais, bem como uma Beringela deliciosa. As gyosas são muito caseiras e também feitas no restaurante, uma forma de se entreterem enquanto os caldos dos pratos principais estão horas e horas a fazer. 

 

ajitama-ramen-bistro-gyosas.jpg

ajitama-ramen-bistro-beringela.jpg

 

Querem saber quais os Ramens que provámos? Eu fui para o Shio, um dos dois que já eram servidos no Supper Club, uma escolha mais tradicional e segura. Como sou mais esquisitinha com sabores muito intensos, acho que foi uma excelente escolha. Já o Guilherme, arriscou tudo e pediu um Miso, mas pelo ar de felicidade dele durante o jantar foi uma aposta vencedora.

 

ajitama-ramen-bistro-shio.jpg

ajitama-ramen-bistro-miso.jpg

 

Não podíamos deixar de experimentar duas sobremesas: o Bolo de Matcha com Chocolate a a Tarte de Abóbora que, apesar de boas, não conseguiram de todo ofuscar os pratos principais.

 

ajitama-ramen-bistro-bolo-matcha.jpg

ajitama-ramen-bistro-tarte-abobora.jpg

 

O Ajitama Ramen Bistro abre oficialmente ao público amanhã, dia 5 de Março, mas numa fase inicial de terça a sábado, apenas para jantar. Eu recomendo vivamente que tentem arranjar uma mesa e se deliciem com este prato típico japonês, já sabem que costuma ser um sucesso!

 

Ajitama Ramen Bistro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.