Quatro livrarias em Amesterdão
Regressei de Amesterdão há uns dias, depois de lá ter ficado para um fim-de-semana de passeio, três dias de escrita e um concerto. Se acompanham o blog desde essa altura, saberão que foi a cidade onde inaugurei a minha tradição de viajar no meu aniversário e uma daquelas onde me imaginava a viver durante uma temporada. Mas nunca lá tinha passado tanto tempo seguido e, uma vez que fui com a Joana (minha companheira de Livra-te), é óbvio que acabamos por visitar uma série de livrarias.
Como sei que também há desse lado quem goste de conhecer livrarias quando viaja, deixo-vos quatro que têm livros em inglês:
Foi a primeira que visitámos e, não sendo muito grande, tem uma selecção bastante interessante de livros em inglês — foca-se essencialmente em novidades, ficção literária e alguma não ficção. Também havia uma zona dedicada a livros com representação LGBTQ+, mas não sei se está sempre ou se era um destaque a propósito do mês Pride.
Ainda estávamos a pesquisar e a começar, por isso aqui não comprei nada.
De longe, a minha favorita de todas as que conhecemos. São três andares cheios de livros apenas em inglês e com uma grande variedade de capas e edições — o que pode ser bom se gostarem de capas americanas, visto que as que nos chegam são quase sempre as do Reino Unido. Demorámo-nos algum tempo por lá, para explorar tudo com calma, e gostei particularmente da secção de livros com desconto. Ao início ainda achei que estariam danificados, mas não: estão em perfeitas condições e a preços bastante apelativos.
Tive de ser racional nas minhas compras, uma vez que só tinha mala de cabine, e trouxe apenas dois: Joan is Okay, de Weike Wang, e We Had to Remove this Post, de Hanna Bervoets, uma autora holandesa. Entretanto li ambos durante a viagem, pelo que podem esperar reviews em breve.
Bastante perto da The American Book Center existe uma Waterstones que, sendo honesta, não é muito diferente das do Reino Unido — por isso não me surpreendeu assim tanto. Ainda andámos à caça de boas oportunidades nos livros com a etiqueta buy one, get one half price, mas não houve nada que saltasse à vista.
Incluimos esta livraria no nosso roteiro porque sabíamos que tinha blind dates with a book, que gostamos de comprar para depois abrir enquanto estivermos a gravar episódios. Além de termos trazido dois para abrir quando gravarmos um episódio sobre esta viagem, também encontrámos You Made a Fool of Death with Your Beauty, de Akwaeke Emezi, com uma capa bonita e um preço interessante — e veio na mala.
Não posso terminar este post sem fazer duas menções honrosas: a primeira vai para a The Book Exchange, uma livraria dedicada à venda de livros em segunda mão e em inglês, onde supostamente se encontram boas oportunidades, mas que, infelizmente, nunca conseguimos apanhar aberta. A outra vai para a Broese Booksellers, em Utretch, cidade que visitámos no domingo. É enorme, mistura livros em holandês e em inglês, e também tem uma secção de música bastante interessante.
Gostaram deste pequeno roteiro de livrarias? Que outras acrescentariam?