Porto // Alambique
Viajemos no tempo e recuemos até há exactamente uma semana. Acordei no Porto, uma das minhas cidades, e decidi passar a manhã a escrever no Alambique. Pus até a tocar a mesma música que estava a dar - e que me fez sentir logo em casa -, para me acompanhar enquanto vos falo neste sítio. Se quiserem entrar no mesmo mood que eu, oiçam a música Misread dos Kings of Convenience.
Para quem não conhece, o Alambique é um café, uma livraria, uma concept store e uma galeria de arte. Tudo convive no mesmo espaço de forma muito harmoniosa, tornando-o num daqueles sítios em que queremos ficar eternamente. Comentei logo com o Guilherme que não me importava de fazer só isto na vida: ir para o Alambique todas as manhãs escrever para o blog e, quiçá, o livro que anda aqui dentro para ser escrito.
Pedimos uns biscoitos de canela e um cappuccino para acompanhar a escrita, ambos servidos com muita simpatia e disponibilidade. Era um dia de semana, a meio da manhã, por isso tínhamos o espaço só para nós. Passei com calma e pousei os olhos nos livros, nas loiças e nas peças de arte feitas por artistas mais pequenos. E foi então que vi uma das ilustrações da Clara Não que já andava a namorar há algum tempo, para colocar na parede por cima da cama. Só não trouxe metade das coisas que se vendem ali porque só levámos uma mala para os dois e não tínhamos como guardar tudo.
E também só não fiquei ali durante o resto do dia, até serem horas de apanhar o comboio para Lisboa, porque tinha combinado um almoço muito especial ali bem perto. Mas sobre isso falo-vos noutro dia, por enquanto vou ficar a reviver o ambiente do Alambique ao som dos Kings of Convenience.
Conhecem este espaço lindo no Porto ou ficaram com vontade de conhecer? Confesso que comecei logo com ideias de fazer deles meus parceiros para futuros workshops no Porto.