Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Populi: um dos sítios a não perder na Restaurant Week

Sabem o que é que começou ontem? A Restaurant Week! Para quem não sabe, é um evento em que restaurantes mais caros disponibilizam menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) por apenas 20€. Desses, 1€ reverte a favor de Instituições de Responsabilidade Social.

 

E porque é que vos estou a falar disto? Porque tive a oportunidade de experimentar o menu Restaurant Week do Populi, que fica nas arcadas do Terreiro do Paço, e só vos posso recomendar que aproveitem o preço especial para conhecer este restaurante.

 

populi-tartaro-atum-requeijao-assado.jpg 

 

Embora eu nunca tenha tido problemas com os menus desta iniciativa, já ouvi relatos de pessoas que foram menos bem tratadas e cujos menus da Restaurant Week eram criados para dar uso a ingredientes menos bons. Mas, boas notícias: esses problemas acabaram! Porque, agora, é obrigatório que os restaurantes criem os menus com pratos que já constam da carta. Apesar de isso dar menos margem de manobra para os restaurantes testarem potenciais novos pratos, a verdade é que nos dá garantias de qualidade dos pratos.

 

Por isso, todos os pratos que experimentei no Populi já são ex-libris da carta. No menu Restaurant Week podem escolher entre duas entradas: Requeijão assado com doce de tomate e Tártaro de atum e abacate. Depois de ter experimentado os dois, deixo-vos um conselho: levem alguém convosco e peçam entradas diferentes porque são ambas deliciosas e não consigo recomendar apenas uma.

 

A lógica é a mesma com os pratos principais, sendo que há um de carne e um de peixe. O Bacalhau confitado sobre tomatada é um dos pratos-estrela do restaurante e não poderia deixar de estar presente neste menu. É muito bom, sim, mas foi a Perna de pato confitada com batatinha sauté e salada de courgette que me ficou na memória. Sabem quando a pele do pato está estaladiça e saborosa, mas o interior se mantém tenro e suculento? É isso mesmo.

 

populi-bacalhau-confitado.jpg

populi-pato-confitado.jpg

 

A melhor parte (pelo menos para mim) foi a possibilidade de poder experimentar as duas sobremesas do menu. E se tivesse que ter escolhido, ia ser uma tarefa complicada. É que é uma luta renhida entre um Crème Brûlée de Baunilha e um Fondant de chocolate branco com coração de framboesa. Depois de ter provado ambas, pendo ligeiramente para o fondant pela surpresa de sabores.

 

populi-fondant-creme-brulee.jpg

 

A Restaurant Week é uma excelente oportunidade para conhecer novos restaurantes com a certeza de que vamos ser bem servidos sem gastar rios de dinheiro. Por isso, se estiverem a pensar conhecer alguns destes menus, não podem perder o Populi. Não conhecia nem tinha uma opinião propriamente formada sobre o restaurante, mas não se deixem intimidar pela localização, que normalmente é associada a restaurantes para turistas. A comida é óptima, o espaço é bonito e nos dias de calor podem ainda usufruir da maravilhosa esplanada.

 

Ficaram curiosos? Já algumas vez foram a restaurantes através da Restaurant Week? O que acharam? Contem-me tudo nos comentários!

 

Populi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato