Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 22.03.22

Piranesi, Susanna Clarke

Demorei algum tempo a escrever esta review e ainda não tenho a certeza de que seja capaz de vos convencer a ler este livro com o que vou dizer sobre ele. Piranesi, de Susanna Clarke, é um daqueles livros meio ingratos de recomendar, já que a experiência será tão melhor, quanto menos o leitor souber de antemão. Ou seja: vão mesmo ter de ir às cegas.

 

piranesi-susanna-clarke.jpg

 

Recomendaram-me que lesse (obrigada, Tomás! 🙌), mas disseram-me isso mesmo: “acho que vais gostar, mas não pesquises nada antes”. Se vocês são como eu e até fazem questão de não investigar sobre filmes, séries ou livros antes de os consumirem, perfeito. Se são daquelas pessoas que preferem ter algum conhecimento para calibrar expectativas, então digo-vos o que este livro me pareceu: é como se um thriller tivesse tido um filho com A História Secreta, da Donna Tartt, mas a criança fosse educada por alguém que gosta de ler reinterpretações de mitologia.

 

Perhaps that is what it is like being with other people. Perhaps even people you like and admire immensely can make you see the World in ways you would rather not. Perhaps that is what Raphael means.

 

Exactamente por ter partido para a leitura sem saber grande coisa além da sinopse da contracapa, que também não revela tanto quanto isso, senti que até meio não estava a perceber grande coisa. Caso decidam ler Piranesi e se se confrontarem com a mesma sensação, por favor não desistam — é mesmo suposto irmos percebendo tudo aos poucos.

 

Em resumo: não posso explicar-vos porquê, mas adorei este livro e recomendo muito que o leiam. Espero que confiem o suficiente no meu gosto literário para acreditarem no que digo e pegarem nele também! Posto isto, uma pergunta para quem já leu: o que acharam?