Pasta Non Basta: não só de massa vive a cozinha italiana (embora pudesse)
Às vezes esquecemo-nos, mas é verdade: a comida italiana não é só massas. Nem é só pizzas. É uma mistura muito feliz de várias zonas de um país muito rico do ponto-de-vista gastronómico, que vale muito a pena conhecer. Há cada vez mais restaurantes especializados nas diferentes iguarias: restaurantes de massa, restaurantes de pizzas, restaurantes de risotto. E depois há restaurantes como o Pasta Non Basta - que embora sejam honestos e admitam que massa nunca será demais, preferem fazer um elogio à comida italiana como um todo.
Esta homenagem nota-se logo à entrada, já que a janela do restaurante dá para um enorme forno a lenha (que, contam, coube ali ao milímetro) e é possível pedir pizza d’asporto, ou seja, para levar para casa - o que é excelente, visto que está localizado numa zona residencial. Lá dentro tudo nos remete para um ambiente italiano, mas não tradicional, com uma decoração acolhedora sem ser exagerada.
Algo que se pode dizer também da comida. Os antipasti (entradas) vão do mais familiar ao mais inusitado, dos Crostini al Salmone às Coze al Forno. Sem esquecer iguarias tão típicas e reconfortantes como a Focaccia e a Burratina.
Já nos pratos principais, quase todos optámos pela massa. Porque, concordamos, nunca é demais. Mas também houve quem se decidisse pelas pizzas ou pelo Risotto de Beterraba e Trufa, que tem um aspecto de sonho. Eu cá decidi pôr o Trofie al Pesto à prova e não me desiludi: o pesto é caseiro, suave e saboroso. O mesmo acontece com a massa, que é fresca e vinha al dente.
Não podia terminar a refeição sem pedir a Panna Cotta com compota de framboesa, uma das minhas sobremesas italianas favoritas, e sem dar uma dentada no Tiramisù para avaliar se é melhor que o meu e acho que estamos empatados, Pasta Non Basta.
Sei que, desde que morei em Turim, me tornei muito exigente com tudo o que é italiano - sejam as pizzas, as massas ou os gelados. Mas sabe muito bem encontrar sítios novos que preservam a qualidade da comida italiana tal como a provei in loco e que tentam dar uma nova vida a partes tão bonitas da cidade como é ali a zona da Praça de Espanha. Bravo, ragazzi!
E vocês, já conheciam este novo restaurante? Não sei se um dia destes não passo pela janela deles para levar umas pizzas para casa, já que fiquei curiosa com a de figos e presunto.