Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 22.03.18

Pasta Non Basta: apenas um não era suficiente

Lembro-me perfeitamente que fui pela primeira vez ao Pasta Non Basta em Agosto, exactamente no dia antes de partir para a maravilhosa viagem de duas semanas pela Escócia. Já na altura fiquei fã e regressei algumas vezes depois disso porque se tornou realmente um dos meus favoritos. Convenhamos que o facto de ser um restaurante de bairro residencial - e não pensado para estar nos sítios trendy - ajuda muito. Tanto esta postura como a comida do restaurante acabam por ser um bocadinho o reflexo da minha própria personalidade: sou mais caseira e evito grandes confusões.

 

pasta-non-basta-alvalade-1.jpg

 

Fiquei muito feliz quando soube, há coisa de um mês, que iria abrir um segundo Pasta Non Basta. Alvalade foi o sítio escolhido para esta nova casa e eu não podia ter ficado mais feliz com a escolha. É que, agora, a minha casa fica exactamente no meio dos dois - é só escolher se quero andar 2km para a esquerda ou 2km para a direita e lá estou eu.

 

pasta-non-basta-alvalade.jpg

 

A abertura de um novo restaurante foi também a desculpa perfeita para fazer algumas modificações e acrescentos à carta, tornando-a assim mais invernosa. Nas entradas há agora uma Zuppa di Pomodoro com crountons e manjericão e umas Gamberi Saltati com tomate, parmesão e manjericão. A Pizza Don Corleone é uma das novidades e é composta por mozzarella fiordilate, salsicha toscana caseira, cebola e espinafres salteados com azeite e alho. Provei um bocadinho desta, já que foi a escolha do Guilherme, e é comida de conforto no seu melhor.

 

pasta-non-basta-pizza-don-corleone.jpg

 

Há várias melhorias em diferentes pratos, mas há uma mudança que não posso deixar de destacar. As famosas Polpette, que até agora estavam apenas nas entradas, já podem ser pedidas como prato principal. Basta procurarem pelo Spaghetti al Polpette e vão ter uma refeição muito feliz, prometo.

 

pasta-non-basta-polpette.jpg

 

É claro que as almôndegas de entrada foram pedidas para a mesa nesta noite, mas eu preferi começar a minha refeição com uma Bruschetta Pasta Non Basta, que leva straciatella, tomate cereja e rúcula. É muito leve e a frescura do queijo contrasta bem com o pão crocante. Ainda não a tinha experimentado e fiquei muito fã.

 

pasta-non-basta-bruschetta.jpg

 

Como neste dia tinha acordado com vontade de trufas e cogumelos, não pude deixar de provar (finalmente!) um dos pratos-estrela da casa - o Spaghettoni al Tartufo. À massa fresca acrescenta-se trufa, cogumelos frescos, parmesão e pimenta preta. A receita leva também ovo, mas como eu não sou grande apreciadora de gemas quase cruas, pedi que o meu viesse sem. Caso sejam mais fãs de pizza do que de pasta, podem provar esta combinação de ingredientes na Pizza Tartufo.

 

pasta-non-basta-spaghettoni-al-tartufo.jpg

 

A minha vontade era terminar a refeição com a ma-ra-vi-lho-sa Mousse alla Nutella, mas aproveitei uma noite de novidades para pedir a única sobremesa da carta que nunca tinha experimentado, a Panna Cotta. Tem a consistência certa e um sabor suave, ao mesmo tempo que vem bem regada com compota de frutos vermelhos. Um final de refeição doce mas ligeiro, ideal para contrastar com o sabor forte da pasta que tinha pedido.

 

pasta-non-basta-panna-cotta.jpg

 

E querem saber uma coisa? Não é que gostei ainda mais deste espaço do que do original, que fica na Elias Garcia? Adorei que fosse mais amplo, com grandes janelas que deixam ver uma rua pouco movimentada e a esplanada. Para além disso, neste novo restaurante o bar e osteria ganham destaque e, brevemente, haverá novidades na carta de bar que vão para além das bebidas. Deixo apenas um pedido, assim mais egoísta: podem continuar a abrir restaurantes Pasta Non Basta num raio de 2km de minha casa?

 

Já visitaram algum restaurante Pasta Non Basta? Se sim, qual é o vosso prato favorito?

 

Pasta Non Basta Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

3 comentários

Comentar post