Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 24.08.18

Pasta Non Basta // A nova carta de Verão

No Verão almoçamos sempre mais vezes juntos. Ele tem menos trabalho, eu tenho mais vontade de sair do escritório a meio do dia. Já no ano passado tinha feito aqui uma declaração aos almoços de Verão e a verdade é que continuo a ser muito fã destes momentos a meio da semana.

 

pasta-non-basta-carta-verao.jpeg

 

Depois de termos explorado a zona toda do Parque das Nações e Marvila, perto de onde trabalho, decidimos ter um desses almoços mais perto de casa. O Pasta Non Basta não é novidade - nem em Lisboa, nem aqui pelo blog. É um dos meus restaurantes favoritos, lembram-se da minha felicidade quando abriu o de Alvalade? Pois bem, fiquem sabendo que à hora de almoço, num dia quente, é ainda mais agradável.

 

Sentámo-nos na esplanada, à sombrinha, e deram-nos logo a novidade de que já tinham estreado a carta de Verão. Há algumas mudanças: pratos novos ou pratos já conhecidos com algumas alterações de ingredientes para ficarem mais frescos. Uma das coisas que mais admiro neste restaurante é o facto de nunca se acomodar e procurar sempre testar novos pratos ou melhorar os que já têm lugar cativo na carta.

 

A entrada que escolhemos foi ligeiramente alterada para estes meses de Verão. E sim, é claro que estou a falar da Burrata - vocês já sabem o que a casa gasta. Agora, em vez de vir acompanhada de uma salada com vários tipos de tomate, traz presunto, pergamena, pêssego e calda de pêssego. Fiquei deliciada com a frescura de sabores deste prato, já para não falar das cores lindíssimas.

 

pasta-non-basta-carta-verao-burrata.jpg

 

Também já sabem que, para mim, Verão é sinónimo de Pizza Prosciutto e Fichi e, como nunca tinha experimentado a do Pasta Non Basta, pedimos uma para dividir pelos dois. Não minto quando digo que é uma das melhores que já comi por Lisboa, a par da do Casanova. Como estava bastante calor, pedimos uma das novidades da carta para acompanhar a pizza - a Insalata di Farro e Gamberetti (com farro, abacate, pickle de cebola roxa, camarão salteado e vinagrete de mostarda Dijon). Quando morei em Turim comi muitas saladas com farro, por isso este prato foi uma agradável surpresa.

 

pasta-non-basta-carta-verao-pizza-figo-presunto.jp

pasta-non-basta-carta-verao-insalata-gamberetti-fa

 

O Guilherme dificilmente resiste ao Tiramisù deste restaurante - que, agora, é servido na mesa directamente da travessa -, mas convenci-o a experimentar uma sobremesa nova. Chama-se Crema di Mascarpone e traz calda de pêssego caseira e crumble de amêndoa. E passou directamente para a lista das minhas sobremesas favoritas de sempre. É suave, doce na medida certa e com uma dose de crocante ideal. Ia lá agora só para comer de novo, acreditam?

 

pasta-non-basta-carta-verao-crema-mascarpone.jpg

 

Já tiveram a oportunidade de ir ao Pasta Non Basta? Ficaram com vontade de provar estas coisas novas?

7 comentários

Comentar post