Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 24.07.17

Pão à Mesa, com Certeza e com a Zomato Gold

PAOAMESA-POST.png

 

No outro dia estive novamente sentada à mesa com aquela que já é um bocadinho a minha segunda família: os membros Zomato Gold. Isto porque é comum das famílias reunirem-se à volta dos pratos e dos tachos para falar daquilo que se tem passado nas vidas de cada um. E foi isso que fizemos, no restaurante Pão à Mesa, com a vantagem de termos o Chef António Amorim a falar-nos um bocadinho da renovação da carta. 

 

Tudo neste espaço transmite portugalidade, mesmo ainda antes de a comida chegar à mesa. E, assim que chega, confirmamos esta sensação. A começar pelo nome e conceito, inspirados num dos alimentos mais nobres da comida portuguesa - o pão. Bem sei que nos últimos anos se tem demonizado o pão: porque engorda, porque tem glúten, porque não precisamos dele para sobreviver. Bom, falem por vocês. Eu sei que consigo passar bem sem comer pão, mas isso não significa que queira fazê-lo. E também sei que não preciso de comê-lo todos os dias para saber apreciá-lo. Mas a verdade é que um bom pão torna logo a refeição infinitamente melhor.

 

menu.jpg

 

Por isso, aqui, o pão deixa de estar simplesmente associado ao couvert e ganha um destaque maior - ainda que subtil - em todos os pratos que ali se fazem. Mas não só: o próprio Chef é quem admite que, embora queira elogiar a comida portuguesa e mostrar-nos as nossas raízes, quer fazê-lo de uma maneira um pouco mais actualizada.

 

As estrelas da nova carta provam isso mesmo. O alinhamento para esta noite começava com uma Salada de Bacalhau Cru e Feijão Branco - e mesmo quem não é fã deste peixe vai adorar. É uma entrada fresca sem deixar de ir buscar todos aqueles sabores que nos são muito queridos e combinam tão bem com o bacalhau: o azeite, a cebola, as azeitonas e o feijão. Para mim, foi o prato vencedor da noite (a par da sobremesa). Mas já lá vamos! Ainda para dar os primeiros passos, chegou à mesa um Cappuccino de Camarão e Espuma de Alho, a trazer a nossa história toda de marisco para a mesa.

 

Comida-paoamesa.png

 

O prato de peixe trouxe-nos uns Filetes de Polvo servidos quase como se fosse choco frito, misturados com batata frita e acompanhados de uma deliciosa açorda de coentros e molho tártaro. Já o Novilho Braseado, que tinha tudo para ser o prato que menos iria apreciar (por ser carne e trazer um puré de aipo), conseguiu surpreender pelo milho frito que o acompanhava. 

 

leite-creme.jpg

 

A sobremesa não poderia deixar de ser um clássico da gastronomia portuguesa: um Leite Creme. Mas este traz (e bem) algumas inovações: Mel, Farófias de Limão e Crumble de Amêndoa. Uma combinação perfeita de doce, amargo e crocante, que fez deste prato o meu favorito.

 

Se não dispensam a boa comida portuguesa, mas estão fartos dos restaurantes e dos pratos do costume, então têm mesmo que conhecer o Pão à Mesa. Até porque é um dos restaurantes Zomato Gold, por isso, se forem subscritores, têm direito a dois pratos pelo preço de um. Caso ainda não tenham aderido, podem fazê-lo com 25% de desconto se usarem o código RITADA. Só coisas boas, certo?

 

Pão à Mesa com Certeza Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários

Comentar post