Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 10.10.18

Palavras Cruzadas // A minha agenda de 2018

Um dos exercícios que mais gosto de propor nos workshops de Escrita Criativa é o de escrevermos do ponto-de-vista de um objecto. Decidi que seria engraçado lançar o mesmo desafio aqui nas Palavras Cruzadas. Do meu lado saiu isto:

 

palavras-cruzadas-agenda.jpg

 

É curioso pensar que uma pessoa como tu, com tantas manias de independência e auto-suficiência, precise tanto de mim para viver. Calma, não é que precises de mim como se eu fosse oxigénio, não é bem isso. Mas para essa cabecinha funcionar, dependes demasiado de mim e das minhas páginas.

 

Gosto do nosso ritual matinal: pegas em mim mal chegas à secretária e percorres com os olhos a folha destinada a esta semana. Fazes um check nas coisas que fizeste no dia anterior e apontas outras que surgiram durante o fim do dia, quando não me tinhas à mão. Vês o que tens para fazer e fechas-me com cuidado. Ao longo do dia vais voltando pontualmente a mim, é certo, mas nada se compara com aqueles primeiros minutos da manhã. Sou só eu, tu e os planos que tens.

 

Considero-me a guardiã dos teus projectos e, de certa forma, a bússola que te ajuda a estabelecer prioridades e a manter o foco. Não tinha ambições de ser tão importante para alguém, nem previa que isso pudesse vir a acontecer no momento em que me escolheste naquela papelaria em Leith. Estava um dia de sol, raro na Escócia, e ainda faltavam alguns meses para 2018, mas notei nos teus dedos a vontade de inaugurar as minhas páginas. Logo tu que nem és nada de agitações nem planos em demasia, apenas o essencial para manter os níveis de felicidade estáveis.

 

O ano está a acabar e sinto que fomos felizes juntas. Tudo tem o seu tempo e o meu está a chegar ao fim. Não estou triste por me vir a tornar inútil brevemente porque tenho a certeza de que me vais guardar algures, como fizeste com a que tinhas antes de mim. Confessa, gostaste mais da minha forma de organizar as coisas, não foi? Só isso explica que já tenhas encomendado uma nova substituta exactamente igual a mim para 2019.

 

____

Este é o 22º post da rubrica Palavras Cruzadas, criada em parceria com o P.A., mas vocês também estão mais do que à vontade para pegar nos temas e escrever sobre eles. Como já sabem, o tema desta semana partiu de mim. O que será que ele vai inventar para a próxima edição?

9 comentários

Comentar post