Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 30.12.22

Os melhores livros de 2022

Chegámos ao último post sobre as melhores coisas de 2022 e é claro que tinha de deixar os livros para o fim. Nesta vida de leitora, nunca se sabe se um dos favoritos não é lido mesmo nos últimos dias do ano. Adianto já que não foi o caso, mas pelo menos garanti que a lista que vos trago é o mais fiel à realidade que poderia ser.

 

POST-MELHORES-LIVROS-22.png

 

Estava à espera que fosse complicado escolher apenas dez livros, mas até que foi mais fácil do que esperava. Acho que este foi o ano em que li mais desde que tenho memória — 130, se conseguir acabar o que estou a ler de momento —, e também foi um ano repleto de leituras boas. O facto de ter lido alguns destes livros conjuntamente com as pessoas do Discord do Livra-te também ajudou muito a que criasse uma ligação emocional diferente com eles.

 

Se ouvem o Livra-te, provavelmente vão perceber que esta lista é ligeiramente diferente da que deixei no episódio desta semana, mas tudo tem uma razão. É que aqui, ao contrário do que fiz no podcast, quis mesmo fazer a distinção entre os melhores audiolivros e os melhores livros. Por isso, se ainda não leram, vão sempre a tempo de consultar os melhores audiolivros de 2022 para mim. E agora, sem mais demoras e sem nenhuma ordem em particular, os dez melhores livros do ano:

 

1. The Year of Magical Thinking, Joan Didion

“Acho que nunca tinha sentido necessidade de sublinhar um livro como tive com este, cada frase me ficava mais gravada na memória do que a anterior. Felizmente, eu ainda não perdi ninguém que me é muito querido, por isso o luto ainda é uma coisa muito estranha para mim, e talvez por isso me fascine tanto ler sobre o tema.”

 

the-year-of-magical-thinking.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> The Year of Magical Thinking, Joan Didion

 

 

2. A Breve Vida das Flores, Valérie Perrin

“Se esta espécie de review completamente babada ainda não vos convenceu, então digo-vos isto: durante toda a leitura, tive a sensação de ter nas mãos uma espécie de A Sombra do Vento. Convencidos, agora? Espero que sim. Agora vou ali para o canto chorar, por dois motivos: primeiro porque nunca mais vou poder ler este livro pela primeira vez; e depois porque nunca o vou conseguir escrever.”

 

breve-vida-flores.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> A Breve Vida das Flores, Valérie Perrin

 

 

3. Swimming in the Dark, Tomasz Jedrowski

“Há muito tempo que não me acontecia ter vontade de reler um livro mal tinha acabado de o ler pela primeira vez, o que só mostra o quão apaixonada fiquei por esta história.”

 

swimming-in-the-dark.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> Swimming in the Dark, Tomasz Jedrowski

 

 

4. The Island of Missing Trees, Elif Shafak

“Mais do que explorar acontecimentos históricos dos quais, provavelmente, poucos de nós tinham conhecimento, este livro explora muito bem a ideia de tradição familiar e de pertença. Faz-nos questionar o que é realmente pertencer a um país e a uma nacionalidade: é o facto de lá vivermos? São os nossos antepassados? E quem somos nós quando não nos identificamos necessariamente nem com o país em que nascemos, nem com o país de onde os nossos pais são provenientes?”

 

the-island-missing-trees.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> The Island of Missing Trees, Elif Shafak

 

 

5. My Policeman, Bethan Roberts

“A escrita de Bethan Roberts é perfeita — com o equilíbrio ideal entre liricismo e acção — e acredito que tenha sido um dos motivos pelos quais me apaixonei tanto por My Policeman. Por isso, sim: este é um dos melhores no ano e um daqueles que eu vou levar para a vida.”

 

my-policeman.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> My Policeman, Bethan Roberts

 

 

6. Sorrow and Bliss, Meg Mason

“No fundo, Sorrow and Bliss mergulha profundamente na forma como a doença mental (e o seu diagnóstico) tem a capacidade de afectar tudo à nossa volta — não apenas a forma como vemos o mundo e como nos comportamos, mas também as nossas relações com família e amigos e, até, a própria vida das pessoas que estão à nossa volta.”

 

sorrow-bliss.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> Sorrow and Bliss, Meg Mason

 

 

7. Cleopatra and Frankenstein, Coco Mellors

“Todas personagens são pessoas que poderíamos muito bem conhecer, pessoas que cometem erros e tomam decisões erradas, mesmo tendo todas as condições de vida para estar num cenário mais feliz e saudável. Gosto muito que Coco Mellors tenha feito escolhas que reforçaram o realismo deste enredo, dando força à ideia de que nem sempre as pessoas aparecem na altura certa das nossas vidas.”

 

cleopatra-frankenstein.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> Cleopatra and Frankenstein, Coco Mellors

 

 

8. Piranesi, Susanna Clarke

“Demorei algum tempo a escrever esta review e ainda não tenho a certeza de que seja capaz de vos convencer a ler este livro com o que vou dizer sobre ele. Piranesi, de Susanna Clarke, é um daqueles livros meio ingratos de recomendar, já que a experiência será tão melhor, quanto menos o leitor souber de antemão. Ou seja: vão mesmo ter de ir às cegas.”

 

piranesi.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> Piranesi, Susanna Clarke

 

 

9. Carrie Soto is Back, Taylor Jenkins Reid

“Identifiquei-me muito com a Carrie, entendo perfeitamente a vontade — necessidade, até — de ser a melhor, de competir constantemente consigo mesma e com os outros, mesmo que isso não caia bem a toda a gente. Podia estar aqui horas a falar sobre este livro — que empatou no meu coração com The Seven Husbands of Evelyn Hugo —, mas nada substitui a experiência de o lerem. Então digo apenas: leiam!”

 

carrie-soto.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> Carrie Soto is Back, Taylor Jenkins Reid

 

 

10. The Dinner List, Rebecca Serle

“É verdade, The Dinner List foi o segundo livro de Rebecca Serle que li este ano e ainda não foi desta que senti vontade de parar. Acho que descobri aqui uma autora que, mesmo não estando dentro do meu género habitual, me preenche as medidas de leitora em vários aspectos.”

 

dinner-list.jpeg

 

Podem ler a minha opinião completa em:

> The Dinner List, Rebecca Serle

 

 

Se quiserem ouvir-me falar um pouco mais sobre alguns dos livros desta lista, assim como as minhas piores leituras do ano, nada como saltarem daqui para o episódio de Livra-te desta semana:

 

Por fim, estou muito curiosa para saber quais foram os vossos favoritos e se algum destes livros de que falei aqui faz parte. Contam-me tudo nos comentários?

8 comentários

Comentar post