Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 30.07.19

Os livros da Rita // Wild Swans, Jung Chang

Demorei muito tempo a ter coragem para pegar no Wild Swans: Three Daughters of China, da escritora Jung Chang. Com quase 700 páginas, é um livro enorme e isso por vezes demove-me um pouco da leitura - não gosto da ideia de ficar presa a um livro durante demasiado tempo. E, de facto, foi isso que aconteceu com este, já que demorei cerca de um mês para o ler.

 

2019-07-29 11.31.30 2.jpg

 

O tema d’Uma Dúzia de Livros de Julho era “um livro do ano em que nasceste” e bastou uma pequena pesquisa no Goodreads para perceber que este que me esperava eternamente na estante foi lançado em 1991 - ano em que eu vim ao mundo. Achei que era altura de lhe pegar e Julho é o mês da praia e piscina por excelência, por isso certamente teria várias oportunidades para avançar na leitura. O Wild Swans andou comigo para todo o lado - piscina, jardins e até Londres (onde o acabei, finalmente) -, mas nem por isso foi uma leitura leve.

 

Para vos contextualizar, este épico conta a história real de três gerações de mulheres chinesas. É narrado pela mais nova - a escritora -, porém começamos a narrativa nos anos 30, com a história da sua avó, numa altura em que a China ainda era um país imperialista e demasiado tradicional. Falamos de uma altura em que as concubinas e a prática dos pés-de-lótus ainda eram aceites e incentivadas.

 

Every time she opened her mouth about how miserable she was, her father would start lecturing her, telling her that a virtuous woman should suppress her emotions and not desire anything beyond her duty to her husband.

 

2019-07-29 11.31.30 1.jpg

 

Vamos acompanhado esta família e crescendo com ela, ao mesmo tempo que as mudanças políticas e culturais mais estruturantes da história da China vão acontecendo. Assistimos ao aparecimento do comunismo e à radicalização desse sistema, sempre do ponto de vista de como isso afectou este família em concreto.

 

Traffic was in confusion for several days. For red to mean ‘stop’ was considered impossibly counterrevolutionary. It should of course mean ‘go’. And traffic should not keep to the right, as was the practice, it should be on the left.

 

A história termina no final dos anos 70, quando Mao morre e o país começa a abrir-se lentamente ao resto do mundo. O comunismo começa a ser visto como um regime que trouxe mais problemas do que soluções e como algo que, quando levado ao extremo, pode ter consequências catastróficas. Uma das partes que mais gostei neste livro foi precisamente conseguir acompanhar toda a história da China no século XX, o que nos faz compreender bastante bem o motivo pelo qual os chineses são, culturalmente, pessoas tão diferentes de nós nos dias de hoje.

 

Também me identifiquei bastante com a autora do livro e a forma como cresceu. Dei por mim a rever-me várias vezes na forma como ela descrevia os seus anos de adolescência, a sua predilecção por livros em vez de pessoas, a sua necessidade de estar isolada.

 

I spent my childhood racing towards the future, hurrying to be an adult, and was always daydreaming about what I would do when I was older. From the moment I could read and write, I preferred books with substantial amounts of words to picture books.

 

In my early teens I was a very serious girl. I liked to be on my own, thinking, often about moral issues that confused me. I had become rather lukewarm about games and fairgrounds and playing with other children, and rarely gossiped with other girls. Although I was sociable and popular, there always seemed to be a certain distance between me and the others.

 

Aviso-vos já que este livro não é de leitura nada fácil. Se alguma vez decidirem pegar nele, saibam que estão a meter-se numa empreitada gigante e que nem sempre vão estar a ler coisas agradáveis. Em certos momentos, senti que alguns episódios que a autora conta são redundantes e tornam a experiência de leitura maçuda. Tive que me forçar a ler algumas vezes, ou seja, nem sempre foi uma leitura prazeirosa. Ainda assim, no final das contas, o saldo é positivo pelo conhecimento que consegui extrair desta narrativa.

 

Quem desse lado já leu este épico? O que acharam?

 

_________

Wild Swans por Jung Chang

Avaliação: 7,5/10

11 comentários

Comentar post