Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sab | 09.12.17

Os livros da Rita // Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa

“Tens de ler Vargas Llosa” foi uma das frases que mais ouvi ao longo da minha vida de leitora, só que este autor foi sempre ficando para trás na pilha de coisas para ler. Já tinha mais ou menos a sensação de que iria gostar dele, uma vez que a literatura sul-americana tem um lugar muito especial no meu coração. Estava à espera de algum realismo mágico - possivelmente pelo histórico de leituras de Gabriel García Márquez -, mas Travessuras da Menina Má não tem nada disso.

 

travessuras-da-menina-má-vargas-llosa.jpg

 

É, pelo contrário, um livro extremamente cru apesar de falar de amor do início ao fim. Ao longo de toda a narrativa acompanhamos Ricardo, ou Ricardito, ou “menino bom” nos seus encontros e desencontros (nem sempre forçados e nem sempre casuais) com a mulher da sua vida - que assume vários nomes, mas responde sempre por “menina má”. Acho que esta frase resume tudo:

 

Foi só vê-la para reconhecer que, mesmo sabendo que qualquer relação com a menina má estava condenada ao fracasso, a única coisa que eu realmente desejava na vida, com a mesma paixão que outros dedicam a perseguir a fortuna, a glória, o sucesso ou poder, era ela, com todas as suas mentiras, confusões, o seu egoísmo e os seus desaparecimentos.

 

Não quero estragar-vos o livro - até porque acho mesmo que toda a gente devia lê-lo -, mas é evidente que esta história de amor nem sempre corre de feição e é preciso chegar à última página para ter outro tipo de sentimento que não seja o de odiar a personagem feminina e culpá-la por todas as coisas más que acontecem.

 

Foi possivelmente o melhor livro que li este ano, achei-o mesmo uma obra extremamente completa. Não só está muitíssimo bem escrito, como a história nos prende do início ao fim, chegando a tirar-me o ar várias vezes. Na verdade precisei de algum tempo para o digerir, já que me pôs a pensar no impacto que as expectativas e perspectivas de futuro têm na vida de um casal. O amor, infelizmente, não é suficiente. O que é que acontece quando duas pessoas se amam, mas querem coisas diferentes?

 

Gostei tanto do livro que decidi começar, finalmente, um Book Journal! Andava há muito tempo para encontrar um sítio onde registar todas as minhas leituras, a minha opinião sobre elas e a forma como me marcaram. Já o fiz na minha conta de Goodreads e vou fazendo um pouco isso aqui pelo blog, mas faltava-me um suporte físico que fosse só meu, mais íntimo.

 

Desse lado, também têm o hábito de registar as leituras? Já leram este livro de Vargas Llosa? Falem comigo ali em baixo, nos comentários.

_________

Travessuras da Menina Má by Mario Vargas Llosa

Avaliação: 10/10

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    31.12.17

    Eu não deixei de odiar, mas acho que só no fim é que conseguimos sentir outra coisa em relação a ela que não seja ódio. Compaixão e empatia, pelo menos :)
    Achei o livro maravilhoso e já tenho mais dois dele para ler. Por enquanto estou numa empreitada de 600 páginas com o Pamuk e será sobre ele que falarei brevemente!

    Boas leituras e um excelente 2018!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.