Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 04.03.20

Os livros da Rita // Transit, Rachel Cusk

Se em Outline Rachel Cusk assumiu deliberadamente um livro constituído por 10 conversas, em Transit - o segundo volume da trilogia -, as barreiras estão menos delineadas. Acredito que seja propositado - por exemplo, os capítulos deixam de estar numerados. Apesar disso, o estilo de escrita continua essencialmente o mesmo: vamos descobrindo mais sobre esta personagem principal através das outras pessoas com que ela se vai cruzando.

 

05FA3D65-8B47-4360-B152-53D92028F626.jpg

 

Neste segundo livro acompanhamos a personagem principal (a mesma escritora do primeiro volume) num processo grande de mudança - tanto familiar, como pessoal e artística. Mais uma vez, não esperem uma história complexa e detalhada. A magia destes livros de Rachel Cusk está, precisamente, no facto de poucas coisas acontecerem efectivamente e de isso não impedir que fale de questões humanas profundas.

 

Whatever we might wish to believe about ourselves, we are only the result of how others have treated us.

 

Aquilo que senti com os dois livros, mas talvez mais com o segundo, é que provavelmente eu passaria por todos estes estados de solidão e teria os mesmos pensamentos e dúvidas que a personagem principal neste momento de separação. Sou capaz de ter gostado ainda mais do Transit do que do Outline, mas quero agora terminar o último volume (Kudos) para formar uma opinião ainda mais completa desta trilogia.

 

Soube que ficaram com curiosidade para ler estes livros, por isso contem-me: quem já comprou, encomendou o pediu emprestado?

 

_________

Transit por Rachel Cusk

Avaliação: 8/10

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.