Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os livros da Rita // Todos Devemos Ser Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie

O nome Chimamanda Ngozi Adichie possivelmente não vos diz nada, mas se vos mostrar algumas TED talks famosas vão reconhecê-la de certeza. Ao contrário do que costuma acontecer, foi a conferência We should all be feminists - Todos devemos ser feministas - que deu origem ao livro com o mesmo nome, sobre o qual vos falo hoje.

 

O livro veio parar às minhas mãos em português porque estava uma autêntica pechincha na FNAC Online. Normalmente prefiro ler em inglês quando é essa a língua original, mas este ensaio está bastante bem traduzido e não sinto que tenha feito grande diferença. Aproveitei uma noite calma, em que estava sozinha em casa, para pegar finalmente nele e posso dizer-vos que o li de uma assentada.

 

devemos-todos-ser-feministas-chimamanda-ngozi-adic

 

 

É muito pequeno e traz também um conto escrito pela mesma autora, chamado Casamenteiros. Se ao longo do ensaio Chimamanda nos conta episódios da sua vida que sustentam a afirmação de que todos deveríamos ser um bocadinho feministas, neste conto mostra-nos como se processa um casamento arranjado na Nigéria. Numa altura em que a palavra feminismo ganhou tantos significados paralelos e tanta gente lhe tem anticorpos, ambas as partes do livro são essenciais para dar um passo atrás e ir à essência do termo.

 

O problema da questão de género é que se foca naquilo que devemos ser em vez de reconhecer como somos de verdade. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso da expectativa do género.

 

Vou deixar-vos com a TED talk porque acho que tem mais impacto ouví-la a contar a história antes de ler o livro. Aproveito para deixar também a nota de que as outras conferências dela são maravilhosas, sendo que a minha favorita é The Danger of a Single Story.

 

 

Quem desse lado já leu outros livros desta autora? Gostava de ler mais ficção escrita por ela - li boas reviews do Americanah -, mas não sei bem por onde começar. E quem não a conhecia, ficou com curiosidade em ler e ouvir mais coisas dela?

_________

Todos Devemos Ser Feministas por Chimamanda Ngozi Adichie

Avaliação: 7/10

14 comentários

Comentar post